A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez promoveu um Bootcamp de Soluções Sociais Inteligentes, que contou com a participação de aproximadamente 40 técnicos de diversas áreas, como ação social, saúde, habitação, educação, emprego, formação, entre outros, todos afetos a entidades que integram o Conselho Local de Ação Social de Arcos de Valdevez.
O presidente da Câmara, João Manuel Esteves, referiu na abertura do Bootcamp que este tipo de ações “será para continuar, dado o seu valor para o desenvolvimento das respostas sociais, da rede social e do bem-estar da comunidade”. O programa incluiu apresentações interativas sobre inovação e sustentabilidade na área social, atividades práticas em grupos para explorar casos de estudo e gerar ideias, bem como, discussões sobre a aplicação dos conceitos aprendidos no quotidiano da intervenção social. Em comunicado, a autarquia descreve que “foi um dia de intensa partilha e troca de experiências, onde os participantes puderam aprender de forma descontraída e colaborativa”.
A nota refere ainda que o Município promoveu esta iniciativa “com o objetivo de fortalecer a rede social concelhia, garantindo o seu um impacto positivo e duradouro”. “A iniciativa integra o plano de atividades da rede social concelhia, no seu eixo dedicado à Governança, Capacitação, Inovação e Desenvolvimento, e teve como objetivo principal promover a partilha de boas práticas de intervenção, visando a sustentabilidade e a melhoria da qualidade dos serviços e respostas sociais em Arcos de Valdevez”, conclui.