A União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Braga (UDIPSS-Braga), está a promover a formação e o diálogo sobre as obrigações legais nas IPSS e inovação no próprio setor com a 9.ª Semana Social, que arrancou esta segunda-feira, no Auditório da Câmara e Barcelos.
Para o padre José Antunes, presidente da UDIPSS-Braga, estes dois dias da 9.ª Semana Social servem para «capacitar os técnicos e diretores para os problemas que têm diariamente» a começar pelos temas da formação e inspeções. «Começamos pelos temas da formação profissional e ações inspetivas. A verdade é, se as inspeções aparecerem nas nossas instituições ninguém ter medo, porque se o dever for cumprido, está tudo bem, já o tema da formação profissional tem que ser visto como fundamental, a formação profissional é como o ar que respiramos», salientou o padre José Antunes.
Presente na sessão de abertura estava Luís Manuel Ribeiro, diretor do departamento da formação do IEFP, que destacou a formação como «fundamental» na sociedade e economia e com maior expressão num setor como o social que é «preponderante para o bem-estar dos concidadãos». Para Luís Ribeiro a formação profissional é uma «medida ativa de emprego» e uma «resposta importante à integração para o público migrante «que está muito presente no distrito de Braga.
Para Emanuel Gomes, o diretor da ACT Braga, também presente no debate «é preciso tornar o setor social atrativo «para que as pessoas queiram trabalhar no setor, e que para isso é «necessário ter boas condições de trabalho», e as inspeções servem para garantir isso mesmo.
Numa perspetiva mais geral, o presidente da UDIPSS-Braga apontou a sustentabilidade como um dos principais problemas que as IPSS vivem hoje em dia, já que «é preciso um ginástica terrível» para que exista um bom funcionamento destas entidades. O padre José Antunes não quis deixar de parte uma possível solução para que a sustentabilidade fosse menos «volátil» como «baixar o TSU à entidade empregadora, dar-lhes o IVA social».
A 9.ª edição da “Semana Social”, organizada pela UDIPSS-Braga, dividir-se-á em dois locais, no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos e no Parque Municipal de Barcelos e tem como principal objetivo promover discussões sobre temas da atualidade de real interesse para as IPSS nacionais.