twitter

Município de Esposende entrega bolsas de estudos a 30 estudantes universitários

Município de Esposende entrega bolsas de estudos a 30 estudantes universitários
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 06 de setembro de 2024, às 10:19

Trata-se de um investimento global de 18 mil euros.

30 estudantes do ensino superior, residentes no concelho, receberam esta quinta-feira as bolsas de estudo do Município de Esposende, relativas no ano letivo 2023/2024. Trata-se de um investimento global de 18 mil euros.

Num dos últimos atos enquanto Presidente da Câmara Municipal, uma vez que no dia 9 de setembro assume a presidência do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Benjamim Pereira recebeu, em sessão informal realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os jovens bolseiros que beneficiaram desta medida de âmbito educativo e social, no valor nominal de 600 euros, o que corresponde a um investimento global de 18 mil euros.

Acompanhado da vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, que detém a área funcional da Educação, e dos vereadores Sérgio Mano, Rui Losa e Alexandra Vilar, Benjamim Pereira agradeceu a disponibilidade e colaboração dos bolseiros que, tal como estipula o regulamento, desenvolveram trabalhos de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva na autarquia, durante 22 dias úteis/154 horas, no período de férias letivas.

Para Benjamim Pereira, mais do que a compensação financeira, “a experiência é sobretudo positiva e enriquecedora pelo contacto que possibilita com a dinâmica autárquica e o mundo laboral”. Os jovens desempenharam funções em diferentes serviços da Câmara Municipal, como o Arquivo Municipal, a Biblioteca Municipal ou a Loja Social, o que se traduziu na possibilidade de perceberem o funcionamento e âmbito dos serviços prestados pelo Município em vários domínios.

Reiterando os agradecimentos, o edil desejou sucesso aos jovens, tanto na vida académica como profissional, sublinhando que a aprendizagem é um processo contínuo, pelo que devem sempre procurar evoluir, notando que a Administração Pública é uma opção a considerar como futuro profissional.

A pedido do Presidente da Câmara Municipal, os jovens bolseiros partilharam a sua experiência nos serviços do Município, sendo unânime a opinião de que foi positiva e gratificante, tanto pelas competências que puderam adquirir como pelas relações estabelecidas, tanto interna como externamente, ou seja, no contacto com a comunidade. Esta posição foi também reforçada pelos pais presentes, que comprovaram o excelente acolhimento da experiência pelos seus educandos nesta fase de formação académica.