twitter

Esposende atribui altas condecorações à Universidade do Minho e ao IPCA

Esposende atribui altas condecorações à Universidade do Minho e ao IPCA
Fotografia DM

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 19 de agosto de 2024, às 10:32

As distinções do Dia da Cidade e do Município vão agraciar sete instituições, quatro cidadãos e dezanove funcionários municipais.

A sessão solene do dia maior do concelho de Esposende, na Praça D. Sebastião, ficará hoje marcada pela atribuição de distinções municipais a duas instituições de ensino superior, quatro cidadãos, quatro associações e uma empresa. Na mesma sessão, serão entregues dois votos de louvor, um a título póstumo, e distinguidos 17 funcionários do Município pelo cumprimento de 25 anos de serviço. A Medalha de Honra, a mais alta condecoração do Município, será atribuída ao IPCA e à Universidade do Minho. Com a Medalha de Mérito Municipal serão distinguidos o Agrupamento Escuteiros 813 - Marinhas, a Fraternidade Nuno Álvares - Núcleo 35 - Marinhas, a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE), a Quinta da Malafaia, António Vassalo Abreu, os coronéis da GNR Luís Coutinho de Almeida e José Pedro Sá, e o Padre Manuel de Brito Ferreira. A Medalha de Mérito Desportivo será concedida ao Hóquei Clube de Fão.

Segundo a autarquia, a distinção do IPCA e da Universidade do Minho, em atividade há 30 e 50.ª nos, respetivamente, «deve-se aos inestimáveis serviços prestados à comunidade e ao papel crucial destas instituições no desenvolvimento do concelho de Esposende». É também valorizada a cooperação técnica, científica e humana com o Município, contribuindo para o desenvolvimento e elevação do território concelhio e da sua população. Segundo a mesma fonte, o Agrupamento Escuteiros 813 - Marinhas é agraciado, na comemoração do 50.º aniversário, «pelo compromisso constante com a comunidade, apoiando causas sociais, ambientais e culturais, bem como pelo papel determinante na formação de jovens, incutindo valores essenciais como o respeito, a responsabilidade, a solidariedade e o amor à natureza».

A condecoração da Fraternidade Nuno Álvares - Núcleo 35 – Marinhas, na comemoração do 25.º aniversário, configura o reconhecimento do papel determinante do movimento no seio da comunidade e do concelho, apoiando causas de diversa índole, dando expressão aos ideais do escutismo. No ano em que assinala 25 anos, a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE) é reconhecida pelo notável contributo que tem prestado ao território no apoio e defesa dos direitos dos pescadores e pelo seu papel relevante na comunidade.

Com um percurso de 25 anos de atividade, a Quinta da Malafaia, uma das maiores referências regionais, em termos de arraial minhoto e de organização de eventos, é distinguida pelo notável contributo em termos culturais para o concelho e pelo importante papel no contexto empresarial local.

 António Vassalo Abreu será condecorado em sinal de apreço e reconhecimento pelo contributo inestimável à causa pública e à comunidade, enquanto o Coronel Luís Gonzaga Coutinho de Almeida e o Coronel José Pedro Lima de Sá serão agraciados pelo elevado compromisso com o serviço público, pela dedicação exemplar e competência. O Município distingue ainda o Padre Manuel de Brito Ferreira pelos 50 anos de sacerdócio, ao longo dos quais desempenhou o seu papel pastoral com dedicação inabalável e construiu uma obra incomensurável.