O atual presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, deverá ser «em breve» nomeado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro para presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), apurou o Diário do Minho junto de fonte do Partido Social Democrata.
Segundo a fonte, que é também próxima do autarca de Esposende, a indicação de Benjamim Pereira «poderá acontecer antes do final do atual mandato como presidente da Câmara Municipal».
A «quase garantida» indicação de Benjamim Pereira para a presidência do IHRU pode ocorrer ainda durante o verão, o que, a confirmar-se. abre a porta à luta pela "sucessão" na presidência da Câmara Municipal de Esposende. A atual vice-presidente Alexandra Roeger é vista como «uma sucessão natural, em caso de saída do atual presidente da Câmara Municipal de Esposende antes do final do mandato», mas o nome do vereador Guilherme Emílio, que tutela os pelouros da Gestão Urbanística, Gestão e Manutenção de Equipamentos e Infraestruturas, Proteção Civil e Florestas, é também apontado como «muito provável» na passagem à cadeira de presidente da Câmara Municipal de Esposende, ainda antes das eleições autárquicas de 2025.
Antes de acordar com Benjamim Pereira a assunção do cargo de presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, o atual presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro terá sondado a disponibilidade do ainda presidente da Câmara Municipal de Esposende para assumir um lugar na Governo. Benjamim Pereira terá recusado, depois de, alegadamente, também não ter aceite uma vice-presidência na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Benjamim Pereira, que é arquiteto de formação, é um dos políticos mais jovens a ter sido eleito presidente de uma câmara municipal. A sua saída, agora, antes do final do mandato, renova o que aconteceu na Câmara Municipal de Esposende há mais de duas décadas, quando Queiroga Figueiredo, também antes antes do final do mandato, cedeu o lugar a João Cepa.