Alguns surfistas ficaram com gastroenterite após praticarem o desporto na área de Esposende. Diversos atletas admitiram que têm sentido cheiros nauseabundos vindo da foz do rio Cávado.
Segundo o site Surftotal, alguns praticantes e escolas de surf que atuam no local informaram que as pessoas têm ficado doentes há pelo menos dois meses.
De acordo com o site, praticantes de kitsurf e alguns proprietários de surfcamps também se queixam do mesmo.
A Associação Cidadãos de Esposende já manifestou a sua preocupação junto da ministra do Ambiente e Energia, e pede para que seja realizada uma avaliação profunda da água na foz do rio Cávado.
Recorde-se que quatro praias de Esposende (Apúlia, Fão-Ofir, Suave Mar e Marinhas-Cepães) foram recentemente distinguidas com a Bandeira Azul.
Estas quatro praias, para além de Ramalha, também receberam a classificação com "Qualidade de Ouro" pela associação ambientalista Quercus.
Para receber a distinção, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última. Todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.