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Preços das casas no Minho voltou a subir

Preços das casas no Minho voltou a subir
Fotografia DR

Redação

Publicado em 02 de maio de 2024, às 10:18

Segundo o Idealista

Os preços das casas no Minho voltaram a subir em abril faco ao mês anterior, segundo o índice de preços do Idealista. A nível nacional, os valores mantiveram-se estáveis, com uma subida de cerca de 0,5%.

As duas capitais de distritos do Minho ficaram com subidas acima da média nacional. Braga com 2,3% e Viana do Castelo com 0,9%. Portalegre está no primeiro lugar da lista com 6%, seguido de Bragança, 4,7% e Évora, 3,6%.

Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro comprar casa: 5.585 euros/m2. Porto (3.566 euros/m2) e Funchal (3.304 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Em Viana do Castelo, o m2 custa 1.902 euros, e 1.834 em Braga.

De referir que o ranking dos distritos mais caros para comprar casa é liderado por Lisboa (4.027 euros/m2), seguido por Faro (3.334 euros/m2), ilha da Madeira (3.015 euros/m2), Porto (2.580 euros/m2), Setúbal (2.472 euros/m2), ilha de Porto Santo (2.241 euros/m2), Aveiro (1.723 euros/m2), ilha de São Miguel (1.672 euros/m2), Leiria (1.616 euros/m2), Braga (1.547 euros/m2), ilha do Pico (1.491 euros/m2), Viana do Castelo (1.466 euros/m2), ilha de Santa Maria (1.416 euros/m2), Coimbra (1.389 euros/m2), ilha do Faial (1.321 euros/m2), Évora (1.280 euros/m2), ilha Terceira (1.214 euros/m2), ilha de São Jorge (1.210 euros/m2) e Santarém (1.160 euros/m2).

Os preços mais económicos encontram-se na Guarda (689 euros/m2), Portalegre (724 euros/m2), Castelo Branco (839 euros/m2), Bragança (884 euros/m2), Vila Real (973 euros/m2), Beja (1.098 euros/m2) e Viseu (1.118 euros/m2).

Para a realização do índice de preços imobiliários, o Idealista explica que são analisados ​​os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.

A plataforma inclui ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descartamos todos os anúncios que se encontram na nossa base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.