A Câmara de Esposende aprovou o lançamento do concurso público para a construção de uma residência para estudantes em Fão, com capacidade para 82 camas, num investimento estimado de 3,6 milhões de euros, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o município refere que já candidatou a obra ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), “na expectativa de obter financiamento na ordem dos 75%”.
A criação da residência passará pela reabilitação do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia de Fão, em terrenos propriedade do município, próximo da Estrada Nacional (EN) 13.
O presidente da câmara, Benjamim Pereira, sublinha que, “dado o volume de investimento em causa, a concretização da obra está condicionada à obtenção de financiamento”.
No entanto, mostra-se confiante de que o projeto será contemplado pelo PRR, porque “pretende suprir uma necessidade sentida há muito de disponibilizar alojamento para os estudantes em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras, permitindo-lhes concentrar o foco e a atenção para o desempenho académico”.
O autarca lembra que já, no próximo ano letivo, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) inicia a atividade nas novas instalações que o município está a construir e que, no futuro, também a Universidade do Minho estará instalada no concelho, na antiga Estação Radionaval de Apúlia, pelo que “urge criar respostas de alojamento para esses estudantes”.
“Através deste investimento, a câmara municipal irá contribuir de uma forma ainda mais expressiva para a efetiva igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior e à sociedade do conhecimento”, sublinha Benjamim Pereira.