twitter

Este curta-metragem de Guimarães precisa de 'views' no TikTok para ir a Cannes

Este curta-metragem de Guimarães precisa de 'views' no TikTok para ir a Cannes
Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 15 de março de 2024, às 15:47

Filme de dois minutos e 37 segundos

“Esquece-te de lembrar” é a curta-metragem partilhada no TikTok idealizada pelos vimaranenses Carla Paulino, Francisca Rodrigues, Joana Meneses, João Alves, João Oliveira e Pedro Costa. O objetivo pode ser o Festival de Cinema de Cannes. Para isso, precisam da sua ajuda e de apenas 2 minutos e 37 segundos do seu tempo.

Seis amigos de Guimarães juntaram-se para criar um curta-metragem, o “Esquece-te de lembrar”, de menos de três minutos, e agora sonham em chegar ao prestigiado Festival de Cinema de Cannes.

“A meio de fevereiro, numa noite em Guimarães, um grupo de amigos decidiu tomar uma decisão: fazer uma curta-metragem para participar no #TikTokShortFilm. A ideia não demorou muito tempo a surgir, mas, não sendo profissionais da área, apenas o fizeram por diversão. Contudo, após verem o resultado final, querem mais e esperam passar, pelo menos, à fase seguinte”, refere o comunicado enviado ao Diário do Minho. 

Para o filme realizado pelo grupo formado pelos vimaranenses Carla Paulino, Francisca Rodrigues, Joana Meneses, João Alves, João Oliveira e Pedro Costa, chegar ao festival, precisa estar entre os 60 vídeos mais vistos e partilhados na plataforma.

O TikTok, parceiro oficial do Festival de Cinema de Cannes, volta, este ano, a celebrar o talento criativo e o cinema. Desde 21 de fevereiro e até 15 de março, a plataforma convidou os criadores a participarem neste concurso que, em 2024, reúne 55 países.

Selecionados por um júri, os vencedores das três categorias (Grand Gagnant, Melhor Argumento e Melhor Direção) serão convidados para apresentar as curtas e receber os prémios n a cerimónia do #TikTokShortFilm, que acontecerá durante a 77ª edição do Festival de Cannes.

O vencedor receberá um prémio de 10 mil euros, enquanto que os melhores nas categorias de Melhor Guião e Melhor Direção receberão cinco mil euros cada um para apoiar seus próximos projetos criativos.

No último ano, quando os portugueses Lucas Dutra e Madalena Aragão venceram o prémio de melhor argumento, mais de dois milhões de vídeos foram criados com a hashtag, o que representou um aumento de quase 180% nos vídeos criados em comparação com 2022.