Vinhos, sidra, enchidos e fumados, mel, carne, leite, hortícolas, doces ou chocolates são alguns dos produtos em destaque, até amanhã, na IX Feira 100% Agrolimiano, que decorre na Expolima, em Ponte de Lima.
Organizado pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, o certame pretende «promover o que de melhor se produz no setor agroalimentar», destacando a sua importância para «a economia local, para o ambiente, para a qualidade gastronómica limiana».
«Esta foi uma das áreas de atividade do nosso concelho que mais cresceu ao longo dos anos e o mundo rural tem potencial para continuar a crescer», afirmou o vereador do Desenvolvimento Rural, Carlos Lago.
Este responsável falava, ontem, à margem da cerimónia inaugural, que ficou marcada pela apresentação da ação de formação de preparação de bovinos para concursos, promovida pela Escola Profissional de Ponte de Lima.
Em declarações aos jornalistas, o autarca explicou que o concelho tem captado novos empresários e empresas, sublinhando que este certame é «muito importante» para Ponte de Lima, uma vez que os 27 expositores são limianos. «Com este evento também tentamos que haja sinergias entre os empresários e que daqui saiam novas ideias e novas formas de produzir», adiantou.
Sublinhou que os produtores têm apostado na qualidade e que os limianos têm sabido valorizar essa marca distintiva. «A grande diferenciação dos nossos produtos está na qualidade», assegurou.
«A nossa gastronomia também é famosa porque tem produtos limianos. Se não houver esses produtos, perdemos a identidade do concelho. Isto é uma forma de alavancar e de defender o que é nosso», argumentou.
O vereador apelou também ao consumo de produtos locais, pois a sua aquisição contribui para o crescimento da atividade dos empresários e, ao mesmo tempo, respeita o meio ambiente. «Temos produtos tão bons, tão próximos, que não precisamos de comprar produtos que têm de percorrer milhares de quilómetros. Quem quer defender o mundo rural e o meio ambiente, deve adquirir estes produtos de proximidade», sustentou.
Para além da comercialização na feira quinzenal e no feirão todas as quintas-feiras e sábados, é possível fazer a aquisição destes produtos online, através do “marketplace” https://mercadoagrolimiano.pt, criado durante a pandemia. «O mercado tem crescido e tem potencial para crescer», disse.
Até amanhã, está a decorrer a companha “Feira 100% Agrolimiano Online”, com entrega gratuita para compras superiores a 50 euros e um cupão de 10 euros para compras superiores a 50 euros. Para quem for à feira, existe um passatempo de fotografia que tem como prémio um cabaz 100% Agrolimiano no valor de 100 euros.
A Feira 100% Agrolimiano complementa a exposição dos produtos locais com um vasto programa de animação, dirigido não só a profissionais, mas também ao público em geral. Carlos Lago afirma, por isso, que as expetativas em relação ao número de visitantes «são altas», uma vez que o pavilhão de exposições tem condições para receber os participantes, mesmo com condições climatéricas adversas.
Hoje, às 10h00, se o tempo permitir, há uma arruada pelo Grupo de Cantares de Santa Comba e um workshop sobre “O Garrano e o Traje Português”; às 11h00, animação com Agostinho e Felicidade; às 11h30, uma sessão de esclarecimento sobre “Gestão de Efluentes Pecuários”; às 14h00, a Banda às Riscas está no centro histórico; às 14h30, decorre um seminário sobre “Economia Circular e Valorização da Fileira da Carne de Bovino”; às 15h00, realizam-se os IV Agrojogos Limianos; às 17h00, tem lugar uma prova de Vinhos Verdes e produtos regionais; às 17h00, a animação volta a estar a cargo de Agostinho e Felicidade; às 18h00, realiza-se o II Encontro de Produtores do Mercado Agrolimiano; e às 22h00, OMIRI assegura a animação musical.
O programa de domingo começa às 10h00, dependendo da meteorologia, com a arruada com o Grupo de Bombos de Cepões; seguindo-se, às 12h00, o showcooking “Os Sabores do Mercado Agrolimiano”; às 14h00, a atuação da Banda do Galo; às 15h00, animação com Agostinho e Felicidade; às 15h00, prova de Vinhos Verdes e produtos regionais; e às 16h00, animação musical com Augusto Canário.