Uma escultura de homenagem ao piloto Paulo Gonçalves, com oito toneladas e cinco metros de altura e construída com peças mecânicas, vai ser inaugurada no dia 10 de fevereiro face à EN13 em Esposende, foi anunciado esta terça-feira.
Em comunicado, a Câmara de Esposende refere que o monumento escultórico ficará instalado no chamado Souto Citadino, na cidade, entre as rotundas da Senhora da Saúde e da Solidal, espaço que passa a designar-se “Parque Paulo Gonçalves”. Trata-se de um investimento próximo dos 50 mil euros, totalmente financiado pela Câmara de Esposende.
“A peça representará o piloto e a sua moto em ação, em plena corrida numa duna no deserto, na Arábia Saudita, onde o piloto viria a morrer”, acrescenta. A escultura tem uma volumetria com o dobro do tamanho real.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara, Benjamim Pereira, diz que a ideia é transmitir uma imagem dinâmica, tal como Paulo Gonçalves “imprimiu à sua vida profissional e pessoal, destacando o desportista, mas essencialmente o homem que procurava a excelência, sem abdicar dos valores que o tornaram reconhecido mundialmente”.
Para a construção da escultura, foi lançada uma campanha de recolha de peças e materiais metálicos que integram o universo mecânico, bem como todo o tipo de componentes e ferramentas de metal, já sem uso e em fase de reciclagem.
Paulo Gonçalves morreu em 12 de janeiro de 2020, na Arábia Saudita, após queda de moto na 42.ª edição do Rali Dakar. Depois da sua morte, o seu nome foi incluído na toponímia de Gemeses, freguesia de Esposende de onde era natural
A Câmara de Esposende atribuiu-lhe, em 2003, a Medalha de Mérito Desportivo e, a título póstumo, a Medalha de Honra, o mais alto galardão municipal. Em reconhecimento do seu legado, o município instituiu, em 2021, o “Prémio Paulo Gonçalves”, a mais alta condecoração atribuída aos atletas do concelho.