Ponte de Lima está a aguardar o reconhecimento do Arroz de Sarrabulho como Especialidade Tradicional Garantida (ETG) pela União Europeia para avançar com a colocação de um selo que vai identificar os restaurantes que confecionam este prato seguindo a receita tradicional.
«Depois da classificação a nível nacional como ETG, estamos à espera do reconhecimento europeu para implementarmos o próximo passo, que é reconhecermos os restaurantes que estão a cumprir o receituário e a garantir o padrão de excelência que queremos que exista neste setor. O selo vai dar a garantia a quem quiser apreciar este prato que está a comer um verdadeiro Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima», revelou, ontem, o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Sousa.
Na apresentação do fim de semana gastronómico dedicado ao Arroz de Sarrabulho, que decorre no próximo fim de semana, o autarca explicou que, depois da qualificação da receita, a próxima etapa passa por garantir que os restaurantes a vão cumprir, usando os produtos nela especificados.
Para tal, vão ser implementados vários mecanismos de teste e de validação do arroz de sarrabulho em cada restaurante aderente.
A presidente da Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, Cristina Mendes, adiantou que já está constituído um organismo de controlo, que vai fazer algumas auditorias de forma aleatória para verificar o cumprimento dos procedimentos, no sentido de atuar de forma pedagógica. Para além desta vertente mais técnica, haverá clientes-mistério a aferir a qualidade do prato.