A Comunidade Intermunicipal do Cávado vai implementar uma comunidade local de energia renovável no seu território ao abrigo do projeto de cooperação transfronteiriço Portugal- -Espanha CEL Rural, foi ontem anunciado.
Num comunicado, a CIM Cávado indica que este projeto iniciou a sua atividade numa reunião de lançamento realizada em Faro, na qual os seus parceiros propuseram as ações a desenvolver nos próximos meses para «aumentar e alargar a implementação de Comunidades Energéticas Locais em ambientes rurais». «Os parceiros representantes de territórios como a Comunidade Intermunicipal do Cávado serão responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de uma Comunidade Energética Local nos ambientes rurais pelos quais são responsáveis», explica a CIM Cávado.
O CEL Rural é co-financiado pelo programa europeu POCTEP e liderado pela Fundação Instituto Tecnológico da Galiza (ITG), no qual participam parceiros de ambos os países com o objetivo de promover a implementação de energias renováveis a nível nacional, reforçar o desenvolvimento de um sistema energético sustentável e local nas regiões transfronteiriças do espaço POCTEP, através da adopção de modelos inovadores de autoconsumo partilhado de energia no âmbito das comunidades energéticas locais em meio rural.
Com um orçamento total de 1.533.000 euros, o projeto terminará a sua atividade em junho de 2026, sendo cofinanciamento a 75% pelo Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, POCTEP.