twitter

Fafe aprova orçamento de 55,3 milhões de euros

Fafe aprova orçamento de 55,3 milhões de euros
Fotografia DR

Redação

Publicado em 06 de dezembro de 2023, às 09:34

O aumento é de 5,3 milhões de euros (11%) relativamente a 2023.

A Câmara Municipal de Fafe aprovou, por maioria a proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2024, que se situa nos 55,3 milhões de euros.

As receitas correntes deverão atingir cerca de 40,6 milhões de euros, que financiarão as despesas correntes de 36,8 milhões de euros, destinando-se os restantes 3,7 milhões de euros a financiar despesas de capital (previsão da poupança corrente). Por sua vez, as receitas de capital deverão situar-se em 14,6 milhões de euros, sendo de 18,4 milhões a previsão das despesas de capital. Em termos globais, o valor do orçamento municipal representa um aumento de 5,3 milhões euros (11%) relativamente a 2023, avança a autarquia.

Na abertura da reunião extraordinária, o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, afirmou que o Executivo procurou apresentar um orçamento que sofra o mínimo possível de alterações. Referiu ainda que, em 2024, pretende «manter a dinâmica do Plano de Atividades Municipal que tem sido implementada, em termos culturais, na educação, no desporto e nas restantes áreas».

As Grandes Opções do Plano para o ano 2024 e seguintes integram os projetos e ações previstas no Plano Plurianual de Investimentos e outras atividades relevantes a desenvolver pela autarquia, direta ou indiretamente, com financiamento assegurado no orçamento de exercício.

Percentualmente, o orçamento do Município de Fafe dedica cerca de 54,9% em funções sociais, nas quais se incluem a eduBreve cação, a saúde, a habitação e serviços coletivos; 15,2% em funções gerais, relacionadas com os serviços gerais da administração pública; 20,9% em funções económicas, das quais as grande fatias recaem no comércio e turismo, indústria, energia e nos transportes e comunicações; e 9% em outras funções, designadamente as operações da dívida autárquica.