O executivo municipal de Fafe aprovou, na última sessão, por maioria, a atribuição de vales de Natal a 800 famílias em situação de vulnerabilidade económica no concelho, informou a autarquia.
Aquela medida destina-se a apoiar famílias com processos de Ação Social para que possam descontar nos estabelecimentos comerciais do comércio local e tradicional de todo o concelho. «Esta medida visa apoiar os agregados com dificuldades económicas e, ao mesmo tempo, promover e dinamizar o comércio local», suporta a gestão municipal.
Os denominados “Vales de Natal”, no montante de 30 euros, divididos em 6 vales de 5 euros cada, a entregar a cada família, poderão ser utilizados na aquisição de bens e serviços, junto do comércio tradicional, que o titular entenda serem mais necessários nesta quadra natalícia.
Na ordem do dia da última reunião camarária, esteve igualmente a proposta de tarifário do serviço de gestão de resíduos urbanos para o ano de 2024, aprovada por maioria, com dois votos contra dos vereadores do PSD. A gestão municipal liderada pelo socialista Antero Barbosa refere que «apesar do aumento de 23% da tarifa de tratamento, o Município não irá onerar as famílias, mantendo os valores do presente ano».
Neste âmbito, o presidente de Câmara Municipal aproveitou para dirigir um apelo aos munícipes para «reforçarem, nos seus domicílios, a recolha seletiva de resíduos», sensibilizando a população para comportamentos mais sustentáveis e alertando para o aumento exponencial dos valores gastos no tratamento dos resíduos.