twitter

Guimarães dá nome a avião da TAP

Guimarães dá nome a avião da TAP
Fotografia DRr

Redação

Publicado em 14 de novembro de 2023, às 12:30

O Embraer 190 batizado com o nome da cidade-berço vem reforçar a frota regional da TAP e promover as regiões de Portugal.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, recebeu na manhã desta segunda-feira, 13 de novembro, nos Paços do Concelho, o Diretor-Geral da Portugália Airlines, Mário Lobato de Faria, que ofereceu ao Município uma maquete do avião Embraer 190, matrícula CS-TPZ, batizado com o nome “Guimarães”.

Considerada pela TAP como sendo um dos mais importantes centros turísticos da região norte do país, com o seu Centro Histórico distinguido como Património Mundial pela Unesco em 2001, Guimarães foi distinguida com o seu nome num das 12 aeronaves Embraer 190 da frota que opera sob a marca “TAP Express”, operada pela Portugália Airlines. 

Esta é uma iniciativa que vem na senda do projeto “Abraçar Portugal”, iniciado em 2017, cujo objetivo é o de projetar o nome de Portugal além-fronteiras. Recorde-se que os nomes dos 18 distritos e das duas regiões autónomas portuguesas haviam sido atribuídos à sua frota, como forma de promoção cultural, gastronómica e patrimonial. A escolha que recai agora sobre Guimarães insere-se na mesma estratégia, que hoje teve uma cerimónia simbólica com a entrega da maquete da aeronave a Domingos Bragança.

A Portugália voa sob a marca TAP Express em voos de curto e médio curso e detém, atualmente, uma frota de 19 aviões – 12 Embraer 190, com capacidade para 106 passageiros, e sete Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros.