twitter

Ponte metálica em Esposende com circulação alternada durante oito meses

Ponte metálica em Esposende com circulação alternada durante oito meses
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 07 de novembro de 2023, às 09:25

A circulação na ponte metálica de Fão, em Esposende, vai passar a ser feita de forma alternada a partir de terça-feira, devido a obras de reabilitação daquela travessia, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

Segundo a IP, a circulação vai ser regulada por semáforos, sendo que o condicionamento deverá prolongar-se por oito meses.

A circulação pedonal “será sempre garantida por um dos passeios” da ponte.

A reabilitação da ponte de Fão, sobre o rio Cávado, na EN-13, foi consignada em junho, envolvendo um investimento superior a 2,4 milhões de euros.

A intervenção contempla a reabilitação da estrutura metálica do tabuleiro e dos aparelhos de apoio, a reabilitação do embasamento dos sete pilares e o alteamento dos guarda-corpos metálicos do passeio.

Inclui ainda a substituição das guardas de segurança e respetivas fixações, a reabilitação de pilares, encontros e muros em alvenaria e a impermeabilização e repavimentação do tabuleiro.

Numa primeira fase, foram já executados os trabalhos que não interferiram com a parte superior do tabuleiro.

Agora, vão decorrer os trabalhos de reabilitação da estrutura que interferem com a plataforma rodoviária e que obrigam à implementação de constrangimentos à circulação.

A ponte de Fão foi inaugurada em 1892.