twitter

Feira da Música de Valença e Tui reúne centenas de músicos e profissionais

Feira da Música de Valença e Tui reúne centenas de músicos e profissionais
Fotografia DR

Redação

Publicado em 21 de setembro de 2023, às 11:50

Quatro dias de evento musical com intensa programação animam a eurorregião Valença Tui

  Tui e Valença acolhem, a partir desta quinta--feira e até domingo, a programação da 4.ª edição do Encontro de Músicas Profissionais Galicia-Portugal MUMI 2023. O encontro reúne anualmente largas dezenas de músicos e centenas de profissionais para mostrar ao público em geral «a diversidade de propostas musicais que convivem na conjuntura musical atual», ilustrou o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira.

 O único mercado musical que existe neste momento na eurocidade nasceu há quatro anos com o objetivo de reunir as melhores propostas musicais de ambos os territórios para apresentá-las perante as principais entidades e empresas de programação, mas também com o propósito de as dar a conhecer ao público galego e português «que inexplicavelmente vive de costas para a música que se faz no país vizinho», assinala a organização.

 Assim, hoje, terá início o programa MUMI nas ruas de Tui, onde, a partir das 19h30, sairá a música de Habelas Hainas ao encontro do povo, com um desfile festivo e de protesto onde se cruzarão os caminhos de quatro mulheres que bebem da música de raiz.

 «Galegos que sentem a necessidade natural de se expressarem desde um ponto de vista feminista e social, experimentando a tradição, explorando outras músicas, e criando uma sonoridade própria, fresca e original, que se traduz em concertos enérgicos», ilustram os promotores. Na sua intensa carreira como músicos ao vivo, já somam mais de 300 concertos e eventos. A programação continuará no Teatro Municipal de Tui, pelas 20h30, onde terá início o grande espetáculo inaugural criado especialmente para a abertura deste encontro de músicos, que prestará homenagem à música de raiz seguindo o fio da Lusofonia.

 Do Brasil, “Destino do Clã” reúne os músicos Nanan, Gustavito e Luizga, imbuídos da influência das culturas indígenas e da ancestralidade sul-americana, que recriam em canções e arranjos um rico território de conhecimento e sabedoria.

 De Portugal, “O Gajo” apresenta o encontro de João Morades com a viola campaniça, instrumento de raízes tradicionais portuguesas com o qual explora novos territórios sonoros e ao qual se junta o Grupo “As Sanfonas da Ponte Vella”.

 E da Galiza, “Encaixe” completará a proposta artística do concerto de abertura, trazendo as vozes de 18 cantores profissionais que promovem um novo conceito de coro, reconhecido com o Prémio Martín Códax da Música 2018 para o melhor projeto de música vocal. Três propostas artísticas de Portugal, Galiza e Brasil que vão reunir em palco mais de 30 pessoas montando as suas propostas musicais para oferecer ao público um espetáculo ao vivo irrepetível.

 O acesso a este concerto será gratuito até que a lotação seja atingida. O Encontro Profissional de Músicas pretende acolher nesta edição mais de 200 profissionais da indústria musical galega e portuguesa para apresentar artistas e bandas em que os novos trabalhos e projetos consolidados se misturam.