twitter

Expocidades abre portas em Valongo para potenciar turismo de proximidade

Expocidades abre portas em Valongo para potenciar turismo de proximidade
Fotografia DM

Publicado em 07 de setembro de 2023, às 10:02

Braga presente com doçaria, vinhos, promoção de atividades e responsável por muita animação.

A VII Expocidades, promovida pelo Eixo Atlântico, abriu esta quarta-feira portas em Valongo, numa cerimónia em que estiveram presentes o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e a secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Na sessão de abertura, a presidente do Eixo Atlântico, Lara Méndez, lembrou que, contando com os anos da pandemia, esta é uma iniciativa com dez anos, que tem permitido potenciar aquilo que é o turismo da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, «mas, sobretudo, tem permitido potenciar o turismo de proximidade». «É importante a proximidade, é importante o trabalho conjunto e a sinergia entre os diferentes concelhos», sustentou a alcaldesa de Lugo.

Segundo sublinhou Lara Méndez, a Exposidades é já uma referência da promoção do Eixo Atlântico, salientando mesmo que ela é já a FITUR – Feira de Turismo de Madrid, a maior feira de turismo da Europa, do Eixo Atlântico.

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços lembrou, por sua vez, que, em Portugal, o turismo é uma das principais atividades económicas que tem vindo a crescer. Nos últimos sete meses, revelou o país alcançou mesmo um novo recorde. «Estes sete meses são os melhores sete meses da história do turismo em vários indicadores, em dormidas, em hóspedes e em reservas, e isso deve-se a muitos», disse.

Nuno Fazenda realçou que o caminho tem de continuar a ser a trabalhar em conjunto para continuar a crescer, mas a crescer bem, ou seja, com sustentabilidade e autenticidade. «Por isso, uma mostra como esta, que puxa para cima aquilo que é diferenciador, específico e aquilo que são os produtos endógenos, é muito importante porque nos permite diferenciar dos de mais» e potenciar produtos como o Caminho de Santiago, salientou.

Braga promove animação

Nesta Expocidades, a cidade de Braga volta a dizer presente, promovendo, não só produtos como a doçaria e o Vinho Verde, atividades, como a Noite Branca, mas sobretudo com uma presença muito forte na animação do certame que decorre até domingo. «O facto deste ano ser em Valongo, ser no Norte de Portugal, a vertente da grande promoção não é o foco», disse o adjunto do presidente da Câmara de Braga.

Segundo António Barroso, a grande aposta é enriquecer a Expocidades com animação no stand de Braga. «Este ano, além de várias degustações de doçaria e de Vinho Verde vamos ter vários momentos, sobretudo, dirigidos às crianças, porque este certame tem um cunho muito familiar, em que vamos proporcionar o “Queres Pintar um Cavaquinho”, que é também uma forma de divulgar o nosso artesanato», salientou. Outra iniciativa programada para o stand de Braga são workshops sobre como fazer um farricoco.