A VII Expocidades, promovida pelo Eixo Atlântico, abriu esta quarta-feira portas em Valongo, numa cerimónia em que estiveram presentes o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e a secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
Na sessão de abertura, a presidente do Eixo Atlântico, Lara Méndez, lembrou que, contando com os anos da pandemia, esta é uma iniciativa com dez anos, que tem permitido potenciar aquilo que é o turismo da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, «mas, sobretudo, tem permitido potenciar o turismo de proximidade». «É importante a proximidade, é importante o trabalho conjunto e a sinergia entre os diferentes concelhos», sustentou a alcaldesa de Lugo.
Segundo sublinhou Lara Méndez, a Exposidades é já uma referência da promoção do Eixo Atlântico, salientando mesmo que ela é já a FITUR – Feira de Turismo de Madrid, a maior feira de turismo da Europa, do Eixo Atlântico.
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços lembrou, por sua vez, que, em Portugal, o turismo é uma das principais atividades económicas que tem vindo a crescer. Nos últimos sete meses, revelou o país alcançou mesmo um novo recorde. «Estes sete meses são os melhores sete meses da história do turismo em vários indicadores, em dormidas, em hóspedes e em reservas, e isso deve-se a muitos», disse.
Nuno Fazenda realçou que o caminho tem de continuar a ser a trabalhar em conjunto para continuar a crescer, mas a crescer bem, ou seja, com sustentabilidade e autenticidade. «Por isso, uma mostra como esta, que puxa para cima aquilo que é diferenciador, específico e aquilo que são os produtos endógenos, é muito importante porque nos permite diferenciar dos de mais» e potenciar produtos como o Caminho de Santiago, salientou.
Braga promove animação
Nesta Expocidades, a cidade de Braga volta a dizer presente, promovendo, não só produtos como a doçaria e o Vinho Verde, atividades, como a Noite Branca, mas sobretudo com uma presença muito forte na animação do certame que decorre até domingo. «O facto deste ano ser em Valongo, ser no Norte de Portugal, a vertente da grande promoção não é o foco», disse o adjunto do presidente da Câmara de Braga.
Segundo António Barroso, a grande aposta é enriquecer a Expocidades com animação no stand de Braga. «Este ano, além de várias degustações de doçaria e de Vinho Verde vamos ter vários momentos, sobretudo, dirigidos às crianças, porque este certame tem um cunho muito familiar, em que vamos proporcionar o “Queres Pintar um Cavaquinho”, que é também uma forma de divulgar o nosso artesanato», salientou. Outra iniciativa programada para o stand de Braga são workshops sobre como fazer um farricoco.