Este fim de semana o concelho de Caminha tem uma oferta cultural e de lazer imperdível e muito, mas muito diversificada. Cinema, música, folclore internacional, exposições e tradição da mais genuína, com as Festas em Honra de Santa Rita de Cássia, no coração da vila.
«É um cartaz preparado cuidadosamente a pensar na população e nos muitos visitantes que, por estes dias, escolheram o concelho para as suas férias ou tempos livres», suporta a autarquia, em comunicado. Assim, a música, segue ao rubro, com o Sonic Blast Festival, a entrar no segundo dia “oficial”, com milhares de festivaleiros que estão em Âncora, entre o pinhal e as dunas de uma das mais belas praias do concelho e do país.
Ainda na música, o cartaz é muito variado. Este sábado, há Concertina (A)gosto, numa segunda edição, em Vila Praia de Âncora. Basta andar pela Praça da República e as concertinas vão encontrar-se com os populares, oferecendo os sons tradicionais do Minho. Este sábado e somingo chega também o Âncora Folk – Festival Internacional de Folclore, com espetáculos em Caminha e Vila Praia de Âncora, apresentando músicas e danças tradicionais de vários países.
Este domingo à noite há “Vilas People”, com concerto de Paulo Baixinho e com a Banda Musical Lanhelense. O palco já está montado no centro da vila de Caminha. Vai acontecer domingo, inserido no programa das Festas de Santa Rita de Cássia, que também têm um programa religioso e proporcionam o habitual ambiente das festas e romarias minhotas, com petiscos e outras atrações.
Para quem prefere os espaços fechados e a sétima arte, há duas opções, entre o clássico “Barry Lyndon”, de Stanley Kubrick, ou novidades, como “Oppennheimer”. Este sábado, Dia Internacional da Juventude, o dia é dedicado especialmente aos mais novos, com atividades no concelho.