twitter

Paredes de Coura celebra Festas do Concelho

Paredes de Coura celebra Festas do Concelho
Fotografia Fotografia

Redação

Publicado em 03 de agosto de 2023, às 09:32

Entre os dias 7 e 13 de agosto, Paredes de Coura vai festejar com entusiasmo as Festas do Concelho com música, cultura e entretenimento

O regresso do Cortejo Etnográfico, mas também a Noite de Fados com Sara Correia ou até o animado arraial com os Kalhambeke prometem umas animadas Festas do Concelho, que trazem entusiasmo extra a Paredes de Coura entre os dias 7 e 13 de agosto, e que este ano, no tradicional Dia do Concelho, também nos oferece uma interessante proposta com a exposição da obra gráfica de Maria Helena Vieira da Silva, “Três janelas sobre um jardim”, no Centro Cultural.

Assim, o dia 7, segunda-feira, pelas 21h00, realiza-se a 4ª Descida do Emigrante com os entusiasmantes carrinhos de rolamentos com os bólides que fizeram o encanto de outras gerações a proporcionarem um colorido diferente nas ruas courenses, desde a estrada de Sequeiró até à Avenida de Cenon.

 


Festa do Emigrante

A terça-feira, dia 8, é dedicada aos conterrâneos. A Festa do Emigrante promete voltar a encher de alegria e afetos o Museu Regional, permitindo o reencontro de amigos e familiares neste regresso à sua terra para a confraternização entre as suas gentes. Para além dos petiscos tradicionais, neste reencontro com as suas raízes a música também faz parte desta receção de boas-vindas para com estes filhos da terra com os quais Paredes de Coura mantém uma dívida de gratidão e reconhecimento. No dia seguinte, uma quarta-feira, o Largo 5 de Outubro vai ser pequeno para acolher o Grupo Juniores, um grupo de baile das Porreiras, e que não vai deixar ninguém indiferente.

O Dia do Concelho, 10 de agosto, realiza-se com sessão evocativa do Dia do Concelho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e à noite, no adro da Capela do Espírito Santo, há a habitual Noite de Fados, este ano com Sara Correia.

 


“Três janelas sobre um jardim” de Vieira da Silva

Ainda no Dia do Concelho, logo pela manhã começa com a missa comemorativa dos Combates de Travanca, na Capela de S. Lourenço Cerdeira, em Cunha, tem à tarde, no Centro Cultural, a inauguração da exposição de um dos mais importantes nomes das artes plásticas nacionais, com a obra gráfica de Maria Helena Vieira da Silva, “Três janelas sobre um jardim”, da Fundação Arpas Szenes–Vieira da Silva.

O dia seguinte, uma sexta-feira, prossegue com o Festival de Folclore. Pelo largo Hintze Ribeiro vão passar o Rancho Alegria Portuguesa de La Gironde (Cenon, Bordéus), Grupo Folclórico das Tecedeiras de Abação e Gémeos (Guimarães), Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra (Ponte de Lima), Rancho Folclórico da Amizade de Telões (Amarante) e Rancho Camponês de Bico (Paredes de Coura). A noite completa-se com Hugo Band, no Largo 5 de Outubro.

 


Folclore e ribombar de bombos

A manhã de sábado é preenchida com a arruada de grupos de bombos, com o ribombar prometido para o meio-dia no Largo Visconde de Mozelos. À tarde há bandas de música, de Golães e da Mamarrosa, enquanto se aguarda pelo Cortejo Etnográfico, do qual não se dissocia a identidade courense, e as profundas ligações à terra, suas tradições e costumes. A noite de sábado promete também ser das mais concorridas no que respeita a animação, com o grupo Kalhambeke como cabeça de cartaz.

O domingo, e último dia destas Festas do Concelho, tem como ponto alto a imponente procissão em honra a Nossa Senhora das Dores, mas também a já habitual saudação aos idosos da Santa Casa, enquanto a música é trazida pelas Bandas de Barroselas e Carregosa, num programa eclético e que procura ir de encontro a todos os públicos, em especial os courenses de todas as idades e os muitos forasteiros que por estes dias também visitam Paredes de Coura.