twitter

AEMinho pede a ministro da Economia obra de ligação da variante à EN14

Fotografia DR

Redação

Publicado em 27 de julho de 2023, às 09:09

Associação tenta resolução dos congestionamentos à expansão da Continental.

A Associação Empresarial do Minho (AEMinho) intermediou a visita do Ministro da Economia e do Mar à Continental Mabor na passada semana, tendo aproveitado para reivindicar a obra de ligação da variante à EN14.

Num encontro que visou destacar as necessidades de resolução dos congestionamentos à expansão da empresa, foi abordada a falta da construção do troço da terceira fase da variante à EN14, que mantém parada a obra de ampliação da unidade industrial da Continental Mabor.

Aqui, a AEMinho lembrou que «a Continental Mabor é a quarta maior exportadora nacional e uma das empresas em Portugal que mais contribui para a economia tanto a nível de postos de trabalho, como ao nível dos impostos que paga». «Por outro lado, é uma empresa que tem investido continuamente na sua expansão e desenvolvimento tecnológico, sendo considerada a fábrica mais eficiente do Grupo Continental em todo o mundo», vincou o presidente da AEMinho, Ricardo Costa, realçando a notícia avançada por António Costa Silva sobre o lançamento do processo de construção da variante à EN14. «Trata-se de um pedido com mais de 30 anos, que a AEMinho desde a sua fundação tem solicitado por diversas vezes ao governo e que finalmente vai avançar», afirma Ricardo Costa.

Já o presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor, Pedro Carreira, vincou «o peso do Norte nas exportações nacionais». «Foi uma visita na qual pudemos mostrar aquilo que as empresas como a Continental Mabor trazem à região e ao país, já que todas as oportunidades são importantes para lembrar o peso do Norte nas exportações nacionais e as dificuldades que as empresas enfrentam no seu dia a dia. Como tal, a variante à EN14, entre a Trofa e Famalicão, é uma das obras emblemáticas há muito esperada. São décadas a colaborar com diferentes organismos e associações na promoção do Norte, desde a AEBA com o Eng.º José Manuel Fernandes até à AEMinho pela mão do Eng.º Ricardo Costa que, apesar de mais recente, tem feito muito pela defesa do Norte como forte região exportadora do país», explicou.