O presidente da Câmara Municipal de Vizela está convicto que a edição deste ano da Festa da Juventude, a 23 de setembro, na Marginal Ribeirinha, voltará a ser «um sucesso extraordinário. No ano passado, o evento juntou 30 mil jovens e o autarca acredita que a barreira pode ser superada.
«As diversas iniciativas da Festa da Juventude aconteceram sempre de forma muito positiva, com sucesso extraordinário e numa nota de crescimento, com a última edição, apenas numa só noite, a registar a presença de cerca de 30 mil jovens. Atraímos muitos jovens do concelho e de fora do concelho em cinco anos, num evento de grande sucesso que tem tudo para continuar a crescer», assinalou, ontem, o presidente da Câmara de Vizela, na sessão de apresentação do evento.
O dia 23 de setembro volta, assim, a prome- ter ser um dia cheio para a juventude de Vizela. A programação da Festa da Juventude, que este ano regressa à Marginal Ribeirinha, com animação e muitos bares, tem um cartaz que integra Wet Bed Gang, DJ Overrule, Mizzy Miles, DJ Fifty e P21. Antes, durante a tarde, numa espécie de “aquecimento” para o evento, mas também para voltar a «juntar a juventude com o cenário natural que Vizela oferece», volta a acontecer o “Eco Challenge”.
«Este é um evento de grande dimensão que acontece neste espaço extraordinário da Marginal Ribeirinha, que também fica associado à boa segurança, que não se estende além do horário estipulado e que tem uma extraordinária organização», elogiou e valorizou Vítor Hugo Salgado, acrescentando que o cartaz do evento também tem um peso relevante no sucesso. E este ano está repleto de «boas escolhas e opções» para os jovens, com nomes bem conhecidos dos vizelenses e também associados ao concelho, com destaque para os Wet Bed Gang e Mizzy Miles.
Assim, a A Festa da Juventude de Vizela 2023 em tudo para «voltar a ser uma grande festa, garantindo uma forte participação dos jovens do concelho e para além dos limites do concelho.
Antes disso, durante a tarde do mesmo dia, volta a acontecer o “Eco Challenge”, um evento que «também se tem afirmado e crescido ao longo dos últimos anos», com a participação de vários grupos de jovens. «Optamos por juntar os dois eventos no mesmo dia porque acabam por se completar, contribuindo para emprestar uma força recíproca entre os dois», suportou o presidente da Câmara Municipal de Vizela.
O “Eco Challenge” acontece para juntar a juventude com o cenário natural que Vizela oferece, gerando um intenso e interessante convívio ao longo do dia, um desafio que vai incluir o Ribeiro de Sá e o rio Vizela, onde as diversas equipas de seis elementos são postas à prova ao longo de meia dúzia de quilómetros, em provas que mantêm um permanente contacto com a natureza. As inscrições terminam a 31 de agosto.
Mais do que uma prova desportiva, cultural e ambiental o Eco Challenge volta a prometer ser uma festa dentro da festa. O ambiente volta a ser a temática deste desafio, uma emocionante aventura, de aproximadamente 5 km, desenvolvida entre o Parque das Termas e a Zona Ribeirinha, em ple- na comunhão com o pulmão verde da cidade, onde cada equipa enfrentou vários obstáculos. No final da prova existirá o tradicional Eco Sunset com um pequeno concerto.