twitter

Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos abre portas a 28 de julho

Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos abre portas a 28 de julho
Fotografia DR

Redação

Publicado em 13 de julho de 2023, às 16:47

Com folclore, música e gastronomia

Um lugar, onde pode encontrar mais de uma centena de artesãos, 130 expositores, um vasto programa de animação com folclore internacional, animação de rua, música e gastronomia. É assim que vai estar o Parque da Cidade, na Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, entre os dias 28 de julho e 6 de agosto. 
O evento, que vai para a sua quadragésima edição, volta a reunir em Barcelos - Cidade Criativa da UNESCO - o que de melhor se faz no concelho e no país no artesanato e na arte popular. 
São mais de cem artesãos e de 130 stands que, à sombra do arvoredo do emblemático Parque da Cidade, permitem o contacto direto com artesãos a trabalhar ao vivo, juntamente com um diversificado programa de animação, com particular destaque para o folclore internacional e para os concertos musicais que este ano contam com a presença da Banda Atlantis, Augusto Canário, Sérgio Mirra, Bárbara Tinoco e Áurea.
A gastronomia é outro ponto forte desta iniciativa, com uma Praça de Alimentação onde diversas associações concelhias servem pratos típicos e petiscos da região, possibilitando jantares de convívio a famílias e a grupos de amigos. 

Workshops criativos e trabalho ao vivo


Com a meteorologia a prever tempo quente, os 10 dias da Mostra serão uma ótima oportunidade para ficar a conhecer melhor o maravilhoso mundo criativo dos artesãos de Barcelos, já que na sua esmagadora maioria vão estar a trabalhar ao vivo durante o decorrer do certame. Simultaneamente, e também todos os dias, haverá workshops criativos das diversas áreas da atividade artesanal, com particular destaque para os trabalhos em barro.
A mostra deste ano voltará a homenagear os artesãos do concelho, com a realização da “Gala do Artesanato”, no último dia do certame.