A Cerimónia de Conclusão e Bênção do Brasão de D. Diogo de Sousa, no âmbito da iniciativa cultural "Na pedra lembrar Diogo", decorre no próximo sábado, dia 15 de julho, pelas 11h00, em Esposende, no edifício Centro de Informação Turística. O evento vai contar com a presença do autor da escultura, o artesão Mário Martins, que simbolicamente a vai concluir, e do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que vai proceder à bênção da Pedra de Armas.
«A opção de Esposende para dar a conhecer o brasão de D. Diogo de Sousa, constitui, por parte dos Amigos do Convento, um gesto de reconhecimento e dignificação da ancestral arte esposendense de trabalhar a pedra e dos seus artesãos», avançam os Amigos do Convento, em comunicado.
A escultura vai ficar exposta na cidade da Foz do Cávado até ao dia 30 de setembro. Posteriormente, vai ser colocada no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, espaço onde ficará até que estejam reunidas as condições para a sua exposição definitiva no Convento de São Francisco de Real.
O suporte do Brasão, feito pela Serralharia das Granjas, em Esporões, a título gracioso, é da autoria de Nuno Capa.