A partir de hoje, quinta-feira, o centro de Vila Nova de Famalicão vai recuar até ao tempo medieval e viking numa viagem conduzida pela escola profissional CIOR. A Feira Medieval Ibérica Viking está de regresso e até domingo, dia 2 de julho, promete levar os visitantes numa viagem ao passado do território famalicense, mais precisamente ao século XI.
Recriação da aldeia do povo ibérico e viking, gastronomia inspirada nesta época, mercado, demonstração de lutas, danças, comédia, música, autos de fé e rituais viking, são alguns dos ingredientes que vão preencher os quatro dias do evento que, no total, conta com mais de quatro centenas de participantes.
Pelo centro da cidade esperam-se milhares de pessoas que vão experienciar a época medieval e usufruir de momentos lúdicos e culturais, alusivos à presença viking na Península Ibérica. A visita do presidente da autarquia, Mário Passos, ao certame está agendada para esta sexta-feira, dia 30 de junho, às 19h00.
De recordar que, há mil anos, o território que hoje é Vila Nova de Famalicão era já uma zona estratégica, tendo também passado por aqui os Normandos (Vikings), que deixaram marcas da sua presença.
Refira-se que esta iniciativa conta com o apoio da autarquia famalicense ao apostar numa marca/temática singular, que vai ao encontro da premissa de afirmação territorial e de projeção cultural e turística do concelho de Vila Nova de Famalicão, através de projetos, iniciativas e eventos com valor acrescentado e diferenciador da oferta regional e nacional.
Feira Medieval Ibérica Viking decorre até domingo em Famalicão
Redação
Publicado em 29 de junho de 2023, às 15:25