twitter

Certificação confere autenticidade ao artesanato do junco de Forjães

Certificação confere autenticidade ao artesanato do junco de Forjães
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 26 de junho de 2023, às 14:33

UPA de Isa Joana Silva torna-se assim na primeira, e para já única, com produção certificada.

No âmbito das comemorações dos 34 anos da elevação de Forjães a Vila, e um ano após a abertura do Centro Interpretativo do Junco de Forjães, vai ter lugar, no dia 1 de julho, a cerimónia de certificação do artesanato do Junco de Forjães, em Esposende.

Na sessão, agendada para as 15h00, no Centro Interpretativo do Junco de Forjães/Centro Cultural de Forjães, vai ser formalizado o processo de certificação da Unidade Produtiva Artesanal de Isa Joana Silva, que se torna assim na primeira, e para já única, UPA/artesã com produção certificada, garantindo a qualidade e o vínculo do território da cestaria em junco de Forjães. As peças vão ser "devidamente reconhecidas através das etiquetas de certificação fornecidas nesta cerimónia, numeradas sequencialmente e com o nome da UPA, pelo organismo de certificação (A.CERTIFICA)", refere a Câmara Municipal de Esposende, em comunicado.

No âmbito deste processo de reconhecimento da Arte do Junco de Forjães, vão ser ainda entregues Cartas de Mérito pelo CEARTE a Rosa Maria Pinto Brochado dos Santos, Maria Celina dos Santos Teixeira e Maria Filomena Mendanha da Rocha.

A produção artesanal das esteiras de Junco na Vila de Forjães, no concelho de Esposende, segundo a autarquia, "é um dos patrimónios culturais, a nível material e imaterial, mais estimados pela população local, que foi introduzido ainda no século XIX, dando origem a um grupo de artífices à época designado por “esteireiros”". "Assiste-se nos tempos mais recentes a um ressurgimento desta produção artesanal, mercê do interesse suscitado quer pelos saberes tradicionais envolvidos, quer pela sustentabilidade das matérias-primas e processo de produção utilizados", acrescenta.

Ciente da importância e mais-valia desta arte, o município de Esposende, no âmbito do Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende: 2023_2027, tem vindo a investir na sua preservação e promoção, ao abrigo da estratégica de valorização e potenciação do seu território, associado ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.