No âmbito das comemorações dos 34 anos da elevação de Forjães a Vila, e um ano após a abertura do Centro Interpretativo do Junco de Forjães, vai ter lugar, no dia 1 de julho, a cerimónia de certificação do artesanato do Junco de Forjães, em Esposende.
Na sessão, agendada para as 15h00, no Centro Interpretativo do Junco de Forjães/Centro Cultural de Forjães, vai ser formalizado o processo de certificação da Unidade Produtiva Artesanal de Isa Joana Silva, que se torna assim na primeira, e para já única, UPA/artesã com produção certificada, garantindo a qualidade e o vínculo do território da cestaria em junco de Forjães. As peças vão ser "devidamente reconhecidas através das etiquetas de certificação fornecidas nesta cerimónia, numeradas sequencialmente e com o nome da UPA, pelo organismo de certificação (A.CERTIFICA)", refere a Câmara Municipal de Esposende, em comunicado.
No âmbito deste processo de reconhecimento da Arte do Junco de Forjães, vão ser ainda entregues Cartas de Mérito pelo CEARTE a Rosa Maria Pinto Brochado dos Santos, Maria Celina dos Santos Teixeira e Maria Filomena Mendanha da Rocha.
A produção artesanal das esteiras de Junco na Vila de Forjães, no concelho de Esposende, segundo a autarquia, "é um dos patrimónios culturais, a nível material e imaterial, mais estimados pela população local, que foi introduzido ainda no século XIX, dando origem a um grupo de artífices à época designado por “esteireiros”". "Assiste-se nos tempos mais recentes a um ressurgimento desta produção artesanal, mercê do interesse suscitado quer pelos saberes tradicionais envolvidos, quer pela sustentabilidade das matérias-primas e processo de produção utilizados", acrescenta.
Ciente da importância e mais-valia desta arte, o município de Esposende, no âmbito do Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende: 2023_2027, tem vindo a investir na sua preservação e promoção, ao abrigo da estratégica de valorização e potenciação do seu território, associado ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.