twitter

Viana do Castelo participa na FIA – Feira Internacional de Artesanato

Viana do Castelo participa na FIA – Feira Internacional de Artesanato
Fotografia Lusa

Redação

Publicado em 21 de junho de 2023, às 11:23

De 24 de junho e 2 de julho.

Entre os dias 24 de junho e 2 de julho, o município de Viana do Castelo participa na Feira Internacional de Artesanato (FIA), que decorre na FIL - Parque das Nações, em Lisboa. Esta é a maior feira internacional de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa, que já vai na 35.ª edição e conta este ano com 500 expositores e 31 países representados.

Promovida pela Fundação AIP em colaboração com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, a FIA Lisboa realiza-se durante nove dias e vai contar com 30 000 m2 de exposição de artesanato nacional, internacional e com uma área da gastronomia. Viana do Castelo apresenta-se no Pavilhão 1 da FIL, onde vai estar representado o artesanato tradicional e contemporâneo de todo o país, incluindo as ilhas.

A participação vianense apresenta-se num stand promocional de 18 m2 (Nº1B09) que aposta na divulgação turística do concelho, destacando a oferta de alojamento, restauração, serviços de animação turística, artesanato, património natural e cultural, lazer, entre outros, para além de incluir uma mostra do Bordado Certificado de Viana do Castelo e uma artesã a trabalhar ao vivo, que vai promover, no dia 27 de junho, um workshop de iniciação à arte de bordar. Também nos dias 24, 25, 29 e 30 de junho, no stand do município, vão ser realizados momentos de degustação de doces tracionais e provas de vinhos dos produtores de Viana do Castelo.

Este ano, e pela primeira vez, o Loureiro do Vale do Lima vai marcar presença na FIA Lisboa, onde vão estar representados os vinhos produzidos a partir da casta rainha do Vale do Lima, numa apresentação a realizar no auditório do Pavilhão 1, no dia 1 de julho. "Esta participação tem como principal objetivo valorizar e dar a conhecer os produtores engarrafadores da sub-região do Lima e os seus vinhos, destacando a qualidade e nobreza enquanto produto identitário e patrimonial do Vale do Lima, e ainda, afirmar o território como destino ecoturístico de excelência", refere a autarquia, em comunicado.