twitter

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso recupera muros de suporte que aluíram com as tempestades de último inverno

Fotografia DRr

Redação

Publicado em 13 de junho de 2023, às 10:31

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem vindo a efetuar um conjunto de obras, em várias freguesias do concelho, com o objetivo de agilizar a recuperação de danos em várias infraestruturas.

Estes estragos foram provocados pelas tempestades que se registaram no último inverno, com especial destaque para muros e taludes de suporte que aluíram com a força das enxurradas provocadas pela elevada precipitação.

Mais precisamente, no final do ano de 2022 e no início do ano de 2023, as tempestades Gaetan e Karim deixaram atrás de si um rasto de destruição que provocou o aluimento de vários muros de suporte, provocando estragos e dificultando a circulação em algumas vias, o que obrigou a autarquia a intervir, fazendo investimentos não programados, mas que não poderiam ser adiados, a bem da segurança da população.

Verificaram-se, no total, 18 ocorrências: em 11 delas as consequências repercutiram-se na circulação das vias; em 6, os muros que aluíram interferiram com a segurança de pessoas e bens e, na restante, verificou-se a cedência do telhado de um estabelecimento escolar.

Registaram-se situações nas uniões de Freguesias de Ajude, Verim e Friande, Esperança e Brunhais, Calvos e Frades, Campos e Louredo, Fontarcada e Oliveira, Águas Santas e Moure, assim como nas freguesias de Sobradelo da Goma, Taíde, Garfe, Travassos e, nem a freguesia da Póvoa de Lanhoso, sede de concelho, escapou incólume.

Assim, com o objetivo de resolver as inúmeras ocorrências registadas um pouco por todo o Concelho, procedeu-se à recuperação e à regularização destas situações.