twitter

Festival de caminhadas é um sucesso no Vale do Tua

Festival de caminhadas é um sucesso no Vale do Tua
Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 12 de junho de 2023, às 09:35

Percursos pedestres estão a registar enorme adesão

A primeira edição do Tua Walking Festival está a revelar-se um sucesso, com as caminhadas a registarem lotação esgotada, anunciou a organização.

O Festival de Percursos Pedestres é promovido pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) e organizado pela Portugal NTN, em parceria com os cinco municípios deste território: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

As três primeiras caminhadas, que decorreram em Vila Flor, Murça e Carrazeda de Ansiães, tiveram a lotação de 150 pessoas por percurso esgotada, o mesmo acontecendo com a iniciativa agendada para 23 e 24 de setembro, em Mirandela. As inscrições para 7 e 8 de outubro, em Alijó, estão muito perto de encerrar, também devido à elevada procura.

Tendo como ponto de partida os Percursos Pedestres, o PNRVT quis «dar visibilidade à paisagem, património, cultura e tradição e aos produtos identitários do território», ao longo de cinco fins de semana de atividade, um em cada concelho».

O diretor do PNRVT, Artur Cascarejo, revela a enorme satisfação pelo sucesso que o evento está a ter. «Era o impacto desejado. Sempre dissemos que pretendíamos trazer as pessoas e motivá-las a passar cá o fim de semana e é o que se verifica», afirma.

Por seu turno, Domingos Pires, responsável pela empresa de animação turística PortugalNTN, refere que «as inscrições esgotaram e ficaram pessoas de fora desde o primeiro fim de semana, que aconteceu em Vila Flor, no qual três semanas antes já não havia vagas. A procura foi aumentando e agora vemos que a uma distância de quatro meses já não podemos aceitar mais participantes».

Relativamente à proveniência dos pedestrianistas, revela que «60% dos participantes vêm de fora do território e participam nos dois dias de atividades, o que significa que ficam pelo Vale do Tua».

O resultado era exatamente o que o PNRVT ansiava: «Criámos as infraestruturas, estruturámos o produto, temos todas a condições para o promover. Com este Fes- tival, que propõe sempre um fim de semana de atividades, queremos habituar as pessoas a vir e ficar no Tua, pelo menos dois dias», acrescenta.

O Festival está a acontecer em fins de semana da dita “época baixa”, pelo que também se apresenta como uma alternativa de animação do território e de combate à sazonalidade da procura turística.

Já depois do verão, nos dias 23 e 24 de setembro o Festival segue em Mirandela. No sábado, perspetiva-se uma visita guiada ao “Céu”, numa iniciativa de astroturismo, no domingo a caminhada integra a Feira de Produtos Locais, em Abreiro, onde o município e as aldeias se podem “mostrar”, agregando os produtos locais aos Percursos Pedestres.

O encerramento acontece nos dias 7 e 8 de outubro, no município de Alijó, que quer envolver os visitantes em diversas oficinas, desde o saber fazer da aldeia, ao teatro e cantares e também visitas guiadas a alguns locais de interesse.