twitter

Esposende leva visitantes ao Castro de S. Lourenço à luz de lucernas

Esposende leva visitantes ao Castro de S. Lourenço à luz de lucernas
Fotografia DR

Redação

Publicado em 10 de junho de 2023, às 11:35

No âmbito da comemoração das jornadas europeias de arqueologia

Município de Esposende vai assinalar as comemorações das Jornadas Europeias de Arqueologia, nos dias 17 e 18 de junho, com um programa que pretende trasnportar os participantes para vários momentos históricos, valorizando a riqueza arqueológica do concelho.

Naquele âmbito, de acordo com informação municipal, a programação das comemorações das Jornadas Europeias de Arqueologia em Esposende abre no sábado, dia 17 de junho, pelas 21h30, no Castro de S. Lourenço, com o concerto/visita “Sons com História”, pelo Ensemble de Metais da Banda de Música de Antas, mas numa viagem especial ao Castro à luz de lucernas.

As lucernas são as antigas lâmpadas romanas recuperadas em intervenções arqueológicas, exibindo-se em suportes cerâmicos de iluminação que escondem muitas histórias sobre o povoado daquele tempo. No domingo, dia 18 de junho, a partir das 10 horas, decorrerá no Centro Interpretativo de S. Lourenço a visita/conversa “CONversão… a Fénix da Arqueologia”, na qual os inscritos terão a oportunidade de descobrir o percurso dos objetos arqueológicos, desde a sua descoberta até à sua exposição.

Dinamizada pela conservadora-restauradora e pela arqueóloga do Município, a iniciativa versará sobre o processo efetuado em objetos esquecidos no tempo que contam histórias. Esta sessão é sujeita a inscrição obrigatória até dia 15 de junho.

Na parte da tarde, pelas 15 horas, o workshop “Let’s rock no Canal!”, terá lugar no Centro Interpretativo de S. Lourenço, no qual os participantes irão embarcar numa viagem com 300 mil anos. Dedicada à recente descoberta de artefactos Paleolíticos no Canal Intercetor de Esposende, esta sessão, orientada pelo Professor Doutor Sérgio Monteiro- -Rodrigues, da Universidade do Porto, integra uma oficina de talhe lítico. Todas as iniciativas das jornadas têm entrada gratuita.