A iniciativa evoca a pesca à savelha, um dos peixes mais célebres do rio Minho.
O evento começará às 8h00 com a concentração dos pescadores para a jornada de pesca apeada e em embarcação que decorrerá toda a manhã. Para as 12h00 está marcada a bênção das canas, seguida de almoço convívio. A tarde será animada a cargo da Equipa Cachadinha constituída por Peixoto de Braga, Sara Cristina e Joel Ruteia.
Para as 17h00 está programado o reconhecimento dos melhores exemplares, da jornada de pesca, nas categorias: Savelha mais pesada capturada de barco e Savelha mais pesada capturada na margem.
A pesca à Savelha reúne, por esta época do ano, centenas de aficionados, em Valença. As Savelhas do Rio Minho são peixes de dimensão considerável, atingindo com facilidade os dois quilos.
As zonas mais apetecíveis para a pesca desta espécie correspondem à área do rio Minho que passa pelas freguesias valencianas de Ganfei, Verdoejo e Friestas. Esta é a arte da pesca que mais pescadores atrai ao rio Minho ao longo do ano. Nas pesqueiras ou de barco, o rio enche-se de aficionados do norte do país.
A iniciativa é do Grupo Desportivo Ganfeiense e conta com a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Ganfei.