A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), em representação do Consórcio Minho Inovação, está a promover a 3ª edição do concurso "Minho Storytelling – Novos olhares sobre o Minho". Dirigido a jovens da região com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, o prémio contempla as áreas de conto e vídeo.
Aquele evento visa fomentar o espírito criativo orientado para a valorização do riquíssimo património material e imaterial presente no Minho, em particular o património cultural, religioso, natural e paisagístico, bem como incentivar a revelação e promoção de criadores das diferentes áreas artísticas, nomeadamente do conto e do vídeo.
Segundo os promotores, pretende-se a preservação e a reinterpretação das “Estórias” que passam de geração em geração e que tendem a desaparecer, bem como a promoção do surgimento de novas narrativas assentes em olhares mais atuais sobre o Minho, a fim de reforçar a identidade cultural, estimular a autoestima e o sentido de pertença, bem como projetar uma imagem mais atrativa e diferenciadora do Minho.
As categorias Conto e Vídeo foram as escolhidas para esta 3ª edição que promete ainda mais criatividade. Todos os interessados deverão enviar as suas candidaturas até às 18h00 do dia 26 de julho, sujeitas ao preenchimento do formulário disponível no site do Minho IN.
No que concerne à categoria conto o desafio tem como objetivo estimular a escrita criativa e a valorização da expressão literária elaborando um texto original, sob a forma de conto, inspirado na região do Minho, comum mínimo de 5 a 15 páginas.
Quanto ao vídeo, pretende reconhecer e distinguir realizadores, estimulando a sua criatividade e inovação, permitindo assim que se revelem novos talentos e novas perspetivas de abordagem ao território do Minho, através da linguagem audiovisual em que o objetivo é criar um ou mais vídeos inspirados na região, com uma duração máxima de 10 minutos cada.
Os concorrentes podem participar de forma individual ou em grupo. Os três primeiros classificados de cada categoria ganham um prémio no valor de 3000, 1500 e 500 euros, respetivamente.