twitter

Tempo. Chuva e trovoada vão marcar o feriado de Corpo de Deus

Tempo. Chuva e trovoada vão marcar o feriado de Corpo de Deus
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 08 de junho de 2023, às 09:03

Braga e Viana estão sob aviso amarelo devido à chuva forte e trovoada.

O feriado de Corpo de Deus vai ficar marcado pela chuva, que pode ser acompanhada de trovoada, com Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quinta-feira aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, bem como vento do quadrante sul por vezes forte no litoral e nas terras altas e uma pequena descida da temperatura máxima no Centro e Sul.

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, o céu esta quinta-feira vai apresentar períodos de maior nebulosidade. Vão ocorrer períodos de chuva ou aguaceiros, «por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro e a partir do final da manhã».

O vento vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral oeste, com rajadas até 70 km/h, diminuindo de intensidade na região Sul a partir do final da tarde». Nas terras altas, há vento «moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul, com rajadas até 75 km/h». A previsão do tempo aponta também para uma pequena descida da temperatura mínima e uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul.

Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de sudoeste com 1,5 a dois metros, «aumentando gradualmente para dois a três metros», bem como uma temperatura entre os 17 e os 19º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sudoeste com um a 1,5 metros, «aumentando gradualmente para 1,5 a dois metros», assim como uma temperatura entre os 19 e os 20º Celsius.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 26º Celsius e uma mínima de 16ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 24ºC, com a mínima a rondar os 17ºC.