twitter

Carrazeda de Ansiães organiza único torneio de combate medieval ibérico

Carrazeda de Ansiães organiza único torneio de combate medieval ibérico
Fotografia DR

Redação

Publicado em 05 de junho de 2023, às 20:45

Competição com lutas reais, sem encenações.

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães organizou, este fim de semana, o Torneio Medieval de Ansiães, que se realizou pelo segundo ano consecutivo, com a colaboração da equipa Portvcalle Combate Medieval. Este é o único torneio ibérico, tendo contado com a participação de oito equipas, portuguesas e espanholas, para lutas reais, sem encenações.

Esta modalidade desportiva existe em Portugal há pouco mais de uma década, contando apenas com cerca de 25 lutadores praticantes e que participam nos torneios. Em Espanha, a modalidade já arrasta muita gente para ver as competições.

Os lutadores envergam armaduras que podem pesar cerca de 40 quilos. Por baixo, usam roupa para minimizar o impacto das pancadas que recebem. As armas podem ser espadas, lanças ou até machados, cumprindo regras muito rigorosas, como por exemplo não possuir lâminas cortantes ou pontas.

No sentido de promover esta modalidade, o Município de Carrazeda de Ansiães organizou oficinas e aulas de esgrima e tiro ao arco. Paralelamente, o Grupo de Teatro Filandorra acrescentou ao Torneio Medieval a programação teatral, usada para transmitir conhecimento e ensinar a história que envolve o castelo e a vila amuralhada de Carrazeda.

Em simultâneo, na vila, decorreu o Mercado Medieval, reunindo cerca de 30 expositores, que venderam artesanato e diversos produtos da terra, entre os quais os vinhos locais, uma vez que o evento foi integrado na iniciativa “Cidade Europeia do Vinho”.

As tasquinhas com comes e bebes e as atuações musicais contribuíram para criar um ambiente festivo. O evento começa sempre com um cortejo que percorre as principais ruas da vila.