twitter

Esposende apresentou Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens

Esposende apresentou Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 04 de junho de 2023, às 10:49

“Brincar é Coisa Séria” alia reflexão ao lazer.

O Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Esposende foi apresentado na sexta-feira, no decurso do Seminário “Crescer com saúde: dos desafios às oportunidades”. O seminário decorreu no Auditório Municipal de Esposende, no âmbito da quinta edição do evento "Brincar é Coisa Séria".

A apresentação do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens esteve a cargo de Dulce Couto, técnica da Câmara Municipal e da CPCJ de Esposende, que explicou o desafio para a sua elaboração surgiu associado ao projeto Adélia para a promoção da parentalidade positiva e promovido pela Comissão Nacional. O documento assenta em cinco eixos fundamentais, envolve 69 ações, distribuídas por 19 objetivos estratégicos e 43 objetivos operacionais. Resulta do diagnóstico elaborado com as famílias, crianças, jovens, entidades com competências em matéria de infância e juventude, dados obtidos através de inquéritos, sessões presenciais ou por via digital, a que se juntou a consulta extensiva de dados estatísticos de cariz nacional e junto de entidades locais.

Na sua intervenção, a vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende e Presidente da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Esposende, Alexandra Roeger, realçou a importância do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Esposende, apontando-o como "um documento estrutural na definição das políticas neste domínio". Reconheceu que há um
vasto trabalho a desenvolver, contando para isso com o envolvimento de todos os parceiros e da comunidade.

Alexandra Roeger foi também portadora da mensagem do presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, que não pode estar presente por motivos de agenda, na qual saúda todo o trabalho que tem vindo a ser realizado no âmbito da iniciativa “Brincar é Coisa Séria”, assumindo que “tem sido um orgulho ver, de ano para ano, mais adesão e mais participação, reflexo da importância que tem sido atribuída à nossa comunidade mais jovem e a todo o investimento que tem sido executado ao nível das políticas locais dirigidas à infância e à juventude”. “Esposende tem, seguramente, o mais participado, o mais fundamentado, o mais holístico Plano”, afirma Benjamim Pereira, sublinhando que “este documento assume um caráter estratégico com vista à promoção dos direitos e à proteção das crianças e dos jovens”, sublinhou.

A iniciativa “Brincar é Coisa Séria” decorre até segunda-feira, dia 5 de junho. Promovido pelo Município de Esposende, em parceria com a CPCJ e o Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende, este evento visa a promoção do direito fundamental das crianças e jovens ao lazer, valorizando, sobretudo, o brincar livre, na natureza e em comunidade, estratégia que se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne a Saúde de Qualidade (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).