twitter

GNR apreende dez mil maços de tabaco em Fafe

GNR apreende dez mil maços de tabaco em Fafe
Fotografia GNR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 01 de junho de 2023, às 15:52

O valor comercial do tabaco apreendido na ação de fiscalização é de cerca de 45 mil euros.

A Unidade de Acção Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) do Porto, apreendeu no dia 30 de maio dez mil maços de tabaco por falta de estampilha fiscal, no concelho de Fafe. A informação foi avançada esta quinta-feira.

Em comunicado, a GNR adianta que, "no âmbito de uma ação de fiscalização direcionada para o controlo da circulação de mercadorias, efetuada na Autoestrada n.º 7 (A7), os militares da Guarda abordaram uma viatura e no decorrer da fiscalização foi possível detetar, no interior do veículo, dez mil maços de tabaco correspondendo a 200 mil cigarros, os quais não ostentavam a estampilha especial exigida para a sua detenção, circulação e comercialização em território nacional, verificando-se ainda a falta, por parte do condutor, da apresentação de qualquer documento justificativo da sua legal produção, circulação e introdução no consumo". "Na sequência das diligências policiais, a mercadoria e a viatura foram apreendidas e detido um homem de 43 anos, por introdução fraudulenta no consumo", acrescenta a nota.

O valor comercial do tabaco apreendido na ação de fiscalização é de cerca de 45 mil euros, sendo que se tivesse sido vendido ao público, o Estado Português teria sido lesado em mais de 37 mil euros, resultante da evasão à tributação incidente em sede de Imposto Especial Sobre o Consumo de Tabaco (IT) e IVA. Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Fafe.