twitter

Antiga arena de Viana do Castelo reconvertida em complexo desportivo em julho

Antiga arena de Viana do Castelo reconvertida em complexo desportivo em julho
Fotografia Olhar Viana do Castelo

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 30 de maio de 2023, às 15:01

No total, o valor dos trabalhos complementares é de 169 845,96 euros.

A reconversão da antiga praça de touros de Viana do Castelo em complexo desportivo deverá estar pronta em julho, de acordo com a proposta de trabalhos complementares, de mais de 169 mil euros, aprovada pelo executivo municipal esta terça-feira.

A proposta do departamento de obras da autarquia, que propõe a prorrogação do prazo de conclusão da empreitada para 30 de julho, justifica a medida com a necessidade de “realização de trabalhos complementares, resultantes de circunstâncias imprevistas”. No total, o valor dos trabalhos complementares é de 169 845,96 euros.

A proposta, apresentada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, refere que os trabalhos a mais são justificados por situações que não estavam previstas, apontando, entre outros, “o aparecimento de fissuras na fachada do imóvel”.

A medida foi aprovada pela maioria PS, os votos contra do PSD e a abstenção da CDU. O vereador do PSD, Eduardo Teixeira, considerou o valor dos trabalhos suplementares “elevado” e acrescentou que o partido “não pode concordar, nesta fase de dificuldade económica, com gastar mais 200 mil euros em trabalhos mais”. O vereador do CDS-PP, Hugo Meira, que hoje substituiu Ilda Araújo Novo, disse “não entender a constante de inclusão de trabalhos a mais e um aumento de custos” das empreitadas.

A reconversão da antiga praça de touros da capital do Alto Minho foi iniciada em março de 2021, por 3,7 milhões de euros. O projeto visa a transformação da antiga arena, com uma área de 3 800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, em 'campus' desportivo.

A nova estrutura multifunções servirá o desporto e os jovens do concelho, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística, hóquei em patins e basquetebol. A futura Praça Viana será gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, assinado na quarta-feira entre a autarquia e a coletividade.

A reconversão da antiga praça de touros, desativada desde 2009, ano em que cidade se declarou anti-touradas, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020. A obra tem sido contestada, nos tribunais, pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (Pro Toiro) para “obrigar” o município a responder “pelas ilegalidades na demolição da praça de toiros”.