twitter

Guimarães recebe ABVP Travel Fest 2023

Guimarães recebe ABVP Travel Fest 2023
Fotografia DR

Redação

Publicado em 29 de maio de 2023, às 11:10

Durante dois dias, Guimarães acolherá alguns dos mais icónicos viajantes do mundo para partilharem as suas experiências com todos os interessados.

Alguns dos mais icónicos viajantes, incluindo fotógrafos, videógrafos e escritores oriundos de quatro Continentes vão inspirar bloggers de viagens e amantes da arte de viajar durante o ABVP Travel Fest 2023, um evento que decorrerá em Guimarães nos dias 23 e 24 de setembro.

O renovado e histórico Teatro Jordão, com capacidade para cerca de 400 pessoas, é o palco escolhido para receber a terceira edição do festival organizado pela ABVP–Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, que contará com oradores de referência nas diversas artes inspiradas pelo mundo das viagens e do turismo internacional.

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, destaca que o festival “é uma oportunidade de ouro para levar as múltiplas mais-valias turísticas de Guimarães aos quatro cantos do mundo”, enfatizando que o “património histórico da cidade, a gastronomia e a arte de bem receber dos vimaranenses deixarão seguramente marcas nos visitantes, muitos dos quais especializadosna produção de conteúdos de viagem” em Portugal e além-fronteiras. “Em Guimarães,cuidamos de um turismo sustentável e temos na ABVP o parceiro ideal na defesa desta nossa filosofia”, remataPauloLopes Silva.

Entre os oradores convidados, oscanadianos Dave &Deb, autores do influente blogue de viagens The Planet D, vêm partilhar o seu percurso de sucesso; a ativista indiana Shivya Nath (Climate Conscious Travele Voices of Rural India) mostrará como a produção de conteúdos pode ser uma ferramenta poderosa para mudanças sociais; e o escritor português José Luís Peixoto inspirará a audiência com as suas viagens e escritos. O viajante brasileiro Guilherme Canever vai falar dos “países que não existem”; o fotógrafo angolano José Silva Pinto irá partilhar experiências e imagens singulares da África subsariana; e o checo Janek Rubes assumirá as despesas de viagens mais humoradas, nomeadamente na denúncia de ‘esquemas’ típicos da cidade de Praga.Também o fotógrafo espanhol Arturo López Illana, irá mostrar um lado mais rural e pessoal do mundo,enquanto que o português Artur Carvalho,partilhará alguns dos seus extraordinários vídeos de drone FPV.

“Sem dúvida, este é um painel de excelência e com a diversidade desejada para atrair todo o tipo de apaixonados pelo mundo. Além dos oradores, oriundos de quatro continentes, esta seráigualmente uma oportunidade para os portugueses poderem conhecer,in loco, os seus bloggers de viagem nacionais favoritos, uma vez que este é o evento anual em que nos costumamos encontrar”, refere o presidente da ABVP e autor do blogueAlma de Viajante, Filipe Morato Gomes, antes de assumir que “pode ainda haver algumas surpresas”. De referir que os participantes terão ainda acesso gratuito a um conjunto de espaços icónicos na cidade, em colaboração com o Município de Guimarãese com diversos operadores turísticos, na sexta-feira dia 22 de setembro, véspera do início das palestras no Teatro Jordão.

A ABVP agradece o fato da autarquia vimaranense ter, desde a primeira hora, revelado “enorme entusiasmo” em apoiar e receber o evento,destacando a confluência de objetivos e pontos de vista sobre o desenvolvimento do turismo como“um dos motivos pelos quais Guimarães foi o destino eleito para a edição 2023 do principal evento da associação”, salienta ainda Morato Gomes.

Os bilhetes para o público em geral custam 30€ para os dois dias de palestras (e visitas gratuitas na sexta-feira anterior), e podem ser adquiridos nosite da ABVP. 

Para celebrar o momento, e até ao dia 10 de junho, os vimaranenses poderão usufruir de 50% de desconto.