twitter

Vezeira do Gerês espera classificação como património cultural imaterial

Vezeira do Gerês espera classificação como património cultural imaterial galeria icon Ver Galeria
Fotografia Miguel Viegas

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 15 de maio de 2023, às 16:07

Subida do gado para a serra atraiu visitantes à Vila do Gerês.

Centenas de pessoas assistiram, ontem, à subida de 110 cabeças de gado das raças barrosã e minhota de Vilar da Veiga e Rio Caldo em direção ao monte, atravessando a Vila do Gerês, no concelho de Terras de Bouro. 

Trata-se da tradição da subida da Vezeira, em que o gado sobe ao monte entre maio e setembro, ficando os donos responsáveis por olharem pelos bovinos de forma rotativa.

Com raízes ancestrais, a Vezeira do Gerês foi alvo de uma candidatura ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, que está atualmente em fase de análise.

Os presidentes da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, e da Associação Lírio do Gerês, Miguel Teixeira, entidade responsável pela dinamização turística da subida da vezeira, acreditam na classificação desta tradição, dada a qualidade da candidatura, que expressa o modo de vida comunitário das gentes do Gerês.

A iniciativa de ontem cumpriu a tradição de juntar o gado, num desfile encabeçado pela Charanga de Vilar da Veiga e pelo Rancho da Associação Sociocultural e Desportiva de Valdosende, Paradela. Depois da passagem dos bovinos pela rua central da Vila, seguiu-se a atuação do rancho, uma mostra gastronómica e uma chega de bois. No dia anterior, o programa incluiu a visita a alguns dos currais da vezeira e atuação do grupo Verde Canto.

«A iniciativa nasceu há 17 anos. A ideia foi dar a conhecer esta tradição muito antiga, associando-a à principal atividade económica, que é o turismo. Quisemos organizar um fim de semana diferente, fora da época alta do turismo, para que as pessoas viessem ao Gerês conhecer as nossas tradições e gastronomia, com algum retorno económico para a região», explica o líder associativo.