twitter

Viana do Castelo lança concurso de obras artísticas inspiradas na Romaria d’Agonia

Viana do Castelo lança concurso de obras artísticas inspiradas na Romaria d’Agonia
Fotografia DR

Redação

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 08 de maio de 2023, às 15:36

A organização da Romaria d’Agonia abriu hoje o concurso “Des_romaria” para escolher uma criação contemporânea inspirada nesta festa

 A organização da Romaria d’Agonia, que decorre em agosto, abriu hoje o concurso “Des_romaria”, aberto a todos os formatos artísticos e para escolher, pela primeira vez, uma criação contemporânea inspirada na festa secular de Viana do Castelo.

“Esta é uma oportunidade de abrir o leque a todos os criadores artísticos sem estarem agarrados à criação do cartaz anual da romaria. Pretendemos lançar a semente para a criação de arte, com um olhar mais contemporâneo das festas”, afirmou hoje Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora das festas de Viana do Castelo.

Contactado pela agência Lusa a propósito de uma nota emitida por aquela associação, Manuel Vitorino explicou que o concurso “dá início a um projeto cultural que se pretende que venha a ganhar dimensão”, nas edições futuras.

“Este ano será realizada uma exposição, mas há trabalhos que só terão repercussão em 2024. Isto porque o vencedor do concurso terá apoio para uma residência artística em Viana do Castelo, em agosto”, explicou Manuel Vitorino.

Ao vencedor desta primeira edição do concurso “Des_romaria” será atribuído um prémio de 500 euros, um passe ‘golden ticket’ para aceder a todos os eventos da Romaria da Nossa Senhora da Agonia deste ano, para duas pessoas, e uma residência artística durante as festas, com alojamento e alimentação, além de apoio financeiro para elaborar uma exposição inspirada pela residência artística em Viana do Castelo em 2024.

O presidente da VianaFestas, que é também vereador da Cultura na Câmara de Viana do Castelo, adiantou que o concurso “Des_romaria” quer ir mais além da “marca” da festa, mais relacionada com a tradição.

“Há pessoas que vivem mais as questões ligadas à tradição. O que se se pretende é dar a possibilidade para criações mais contemporâneas, dando lugar a exposições e residências artísticas que envolvam os criadores, para que se possam conectar com o espírito da festa, dando azo à sua criatividade e imaginação, atraindo novos públicos para a romaria, sobretudo os mais jovens”, adiantou.

O responsável acrescentou que as manifestações artísticas que resultarem deste concurso e das residências artísticas integrarão o espólio da VianaFestas, permitindo, no futuro, a dinamização de exposições e outras atividades culturais.

Manuel Vitorino referiu que o “Des_romaria” surge para “abrir o leque a todos os criadores” que não podem concorrer à conceção do cartaz oficial das festas.

“Este ano decidimos que o concurso para a conceção do cartaz é dirigido apenas a profissionais das áreas do ‘design’ e fotografia”, especificou.

De acordo com a nota enviada às redações, “o concurso de obras artísticas resulta de uma parceria entre a VianaFestas e da Associação Cultural e Artística ArtMatriz”, abrangendo propostas nas áreas da fotografia, ilustração, escrita, escultura, música, moda, intervenção, arte digital ou instalação.

Segundo as normas de participação do concurso “Des_romaria”, todas as propostas devem ser inéditas e originais, da autoria do candidato, e destinam-se apenas aos fins deste concurso, “não podendo em caso algum ter sido publicados ou expostas anteriormente” e não podendo ser divulgadas até a apresentação dos trabalhos selecionados.

A exposição das cinco propostas finalistas no âmbito deste concurso vai decorrer em agosto, durante a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, cuja devoção iniciou-se em 1751, no posto de informação das festas, e as restantes poderão ser visualizadas na página oficial da romaria na Internet.

A Romaria d’Agonia vai decorrer este ano, pela primeira vez, durante nove dias, de 14 a 22 de agosto, “face à cada vez maior afluência” de pessoas a Viana do Castelo por causa das festas.