O Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial de Cabeceiras de Basto, apreendeu na segunda-feira, dia 27 de março, três armas de fogo e munições, no âmbito de um processo por violência doméstica, no concelho de Cabeceiras de Basto. A informação foi avançada esta terça-feira pela Guarda Nacional Republicana (GNR).
Em comunicado, a GNR adianta que, "no âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que a vítima, uma mulher de 49 anos, era alvo de injúrias e ameaças por parte do seu ex-companheiro de 56 anos". "No decorrer das diligências policiais e havendo suspeitas de que o agressor era detentor de armas e munições foi dado cumprimento a três mandados de busca, nomeadamente, duas domiciliárias e uma em veículo", acrescenta a nota.
As buscas culminaram na apreensão de uma espingarda, duas pistolas, uma das quais transformada e 46 cartuchos. Foi identificado um homem de 84 anos por posse de armas proibidas, que reside na habitação alvo de busca. Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Guimarães.
A GNR recorda que a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. A participação deste crime pode ser feita através do Portal Queixa Eletrónica, por telefone, através do 112, no posto mais próximo da GNR, na App MAI112, disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, e ainda na aplicação SMS Segurança, também direcionada a pessoas surdas.