A cidade de Esposende tem programado para a Quaresma e a Semana Santa um conjunto de ações de âmbito cultural e religioso que se estendem até segunda-feira de Páscoa.
Segundo fonte da autarquia, as celebrações do Lausperene Quaresmal, as procissões e expressões da fé, os mistérios da Paixão da Morte e da Ressurreição de Cristo continuam a destacar-se de um programa marcado pela aposta crescente na vertente cultural.
Do leque de manifestações religiosas, práticas devocionais, eventos culturais e animação local, proporcionadores de vivência intensa da quadra Pascal, assinala-se, no dia 30 de março, a atuação da Orquestra da Costa Atlântica, que interna na igreja Matriz, “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, de Joseph Haydn, obra à qual o maestro Luís Miguel Clemente associou um dos últimos e menos conhecidos textos de José Saramago, pela voz do ator João Reis.
No dia 31 de março realiza-se a Via-Sacra Arciprestal, desde a igreja Matriz de Esposende até à Capela de S. Lourenço e, no dia 1 de abril a igreja Matriz de Apúlia acolhe o concerto “ITER LUCIS”, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, que conta com a estreia da obra “Cantiones Harmonicae”, do compositor Eugénio Amorim.
Dia 2 de abril, a Bênção de Ramos decorrerá na igreja da Misericórdia, seguida da Procissão da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, com a participação de crianças, adolescentes e jovens da catequese, terminando com a Missa Solene do Domingo de Ramos, na igreja Matriz de Esposende.
A Procissão de Velas, no dia 5 de abril, antecederá o concerto espiritual “CRUX”, pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende. Os sempre exuberantes tapetes de flores naturais podem ser apreciados, a partir do dia 6 de abril, na igreja da Misericórdia.
Nas noites de 6 e 7 de abril, Quinta e Sexta-Feira Santa, decorrem, respetivamente, a Procissão do Encontro e a Procissão do Enterro do Senhor. As cerimónias encerram a 10 de abril, com a Via Lucis.