O abatimento desta quarta-feira, ao quilómetro 326 da Linha do Norte, ocorreu perto do da semana passada, que se verificou no quilómetro 325, numa zona que está em obras para construção de uma passagem inferior, e causou condicionamentos entre quinta e sexta-feira.
Já avisaram a Lusa? Já interromperam a circulação por motivos de segurança. pic.twitter.com/JgbVsJwlHx
— Luís Manuel Almeida (@lmmal) January 12, 2023
Esse abatimento em Francelos, Vila Nova de Gaia, causou 52 supressões de comboios e 130 atrasos, que totalizaram 7.320 minutos, segundo a CP.
A circulação ferroviária esteve condicionada entre a estação de Vila Nova de Gaia (Devesas) e o apeadeiro de Francelos entre quinta e sexta-feira, devido a um abatimento na via que está a ser intervencionada pela IP no âmbito do programa Ferrovia 2020.
O troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia está atualmente em obras no valor de 55,3 milhões de euros, e deverão concluir-se no início deste ano, disse fonte oficial da IP à Lusa no dia 4 de novembro. Essas obras incluem ainda as eliminação das passagens de nível, com a construção de 17 desnivelamentos.
O Ferrovia 2020 tinha programadas estas obras para o período entre o último trimestre de 2017 e o segundo trimestre de 2019. Apesar disso, as obras apenas começaram em julho de 2020, e só devem estar concluídas no final de 2023. Também noutra zona da Linha do Norte, em Souselas – que já foi intervencionada no âmbito do Ferrovia 2020 –, ocorreu um abatimento de via a 30 de dezembro, decorrente das chuvas intensas. A IP suspendeu a circulação numa das vias da linha, entre Pampilhosa e Souselas, até ao início de março. As obras problemáticas no troço da Linha do Norte entre Vila Nova de Gaia e Espinho estão a cargo de um consórcio ibérico que inclui a empresa bracarense dst. Notícia atualizada a 22 de janeiro com informação do consórcio responsável pelas obras.Autor: João Pedro Quesado/Agência Lusa