twitter

JMJ: Costa agradece à Igreja Católica o "grande sucesso" da jornada com o Papa

JMJ: Costa agradece à Igreja Católica o "grande sucesso" da jornada com o Papa
Fotografia Lusa

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 07 de agosto de 2023, às 17:28

O primeiro-ministro almoçou com o cardeal patriarca de Lisboa e o bispo D. Américo Aguiar.

O primeiro-ministro, António Costa, elogiou esta segunda-feira o "grande sucesso" da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) após um almoço com o cardeal patriarca de Lisboa e o bispo D. Américo Aguiar para agradecer os cinco anos de preparação do evento.

"Tive hoje [segunda-feira] oportunidade de agradecer pessoalmente ao Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e ao Presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar, por estes cinco anos de trabalho de preparação da Jornada Mundial da Juventude", que terminou no domingo, escreveu António Costa na sua conta oficial no Twitter. O líder do executivo português referiu que no almoço, em que também participou a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, falou-se "do grande sucesso desta Jornada".

Costa tinha emitido uma nota logo pela manhã para anunciar o convite feito a D. Manuel Clemente e D. Américo Aguiar para almoçarem na sua residência oficial, no palacete de S. Bento, para agradecer a organização deste evento da Igreja Católica com a presença do Papa Francisco, que decorreu entre terça-feira e domingo, em Lisboa, Loures, Fátima e Oeiras.

A JMJ contou com a participação de cerca de 1,5 milhões de pessoas nos vários eventos que decorreram no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, segundo a organização. A jornada, cuja próxima edição decorrerá em 2027 em Seul, é considerada o maior acontecimento da Igreja Católica. Ao longo do evento, o Papa Francisco reforçou a mensagem de que “a Igreja é para todos” e a necessidade de cuidar da “casa comum”, a Terra.