twitter

JMJ: Lisboa em aviso laranja devido ao calor no sábado e no domingo

JMJ: Lisboa em aviso laranja devido ao calor no sábado e no domingo
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 03 de agosto de 2023, às 14:22

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje devido ao calor um aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, para sábado e domingo, em Lisboa.

 

O IPMA indicou que o aviso laranja para o distrito de Lisboa, onde milhares de pessoas participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um evento presidido pelo Papa Francisco, vai estar ativo a partir das 00:00 de sábado.

As previsões do IPMA apontam para valores muito elevados da temperatura máxima para Lisboa, estando previsto para sábado 37 graus Celsius e para domingo 40 graus.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

No sábado à noite, no âmbito da JMJ, o Papa Francisco tem uma vigília com os jovens, no Parque Tejo, em Lisboa, às 09:00 de domingo, celebra a missa para o dia JMJ no Parque Tejo e às 16:30 participa num encontro de voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés.

O Papa Francisco vai estar no sábado de manhã em Fátima, Santarém, distrito que o IMPA colocou em aviso amarelo (terceiro da escala) devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IMPA prevê para Fátima no sábado uma temperatura de 34 graus.

Lisboa está a ser palco da Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco e que, até domingo, reúne mais de um milhão de peregrinos de todo o mundo.