twitter

GNR realiza operação de sensibilização contra violência no desporto

GNR realiza operação de sensibilização contra violência no desporto
Fotografia Lusa

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 31 de maio de 2023, às 08:50

A GNR inicia hoje a operação “Desporto em Segurança” dirigida aos praticantes de atividades desportivas com o objetivo de prevenir e fomentar uma maior consciencialização para a necessidade de erradicar a violência no desporto.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) refere que a operação, de prevenção e sensibilização que termina no próximo domingo, é dirigida aos praticantes de atividades desportivas (escolar e não escolar), encarregados de educação, adeptos, agentes desportivos e escolares.

A GNR destaca que o “desporto tornou-se um fenómeno mobilizador de massas, tendo adquirido uma importância vital na sociedade portuguesa, com a realização semanal de um número significativo de espetáculos desportivos”.

Por isso, a GNR considera “fundamental prevenir e fomentar uma maior consciencialização para a necessidade de erradicar todas as formas de violência do desporto e assim contribuir para um ambiente seguro nos espetáculos desportivos e nas escolas”.

No âmbito da operação, a GNR pretende apelar “à não violência no desporto que pode assumir a forma verbal, física, de exclusão ou simbólica, bem como não ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos”.