O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, vai ser marcado este ano por entradas gratuitas nos museus sob a tutela da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN). Na região Minho, há cinco espaços com entradas livres na próxima quinta-feira.
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, visando promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Este ano, o ICOM Internacional apresenta o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, com o objetivo de destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades. Assim, o ICOM incentiva todos os museus a mostrarem o seu potencial transformador para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar.
Dada a importância das referidas datas para reforçar a missão dos museus, bem como aprofundar a sua ligação com os visitantes e envolver novos públicos em torno do conhecimento das coleções e da salvaguarda e valorização do património cultural, foi determinado conceder livre acesso aos museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte, não havendo lugar à cobrança de bilhete, no dia 18 maio – durante todo o dia, celebrando o Dia Internacional dos Museus. Na região minhota, a entrada vai ser gratuita no Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), no Museu dos Biscainhos (Braga), no Paço dos Duques (Guimarães) e no Mosteiro de Tibães (Braga).