twitter

Greves na CP suprimem 106 comboios dos 648 previstos até às 19h00 deste domingo

Greves na CP suprimem 106 comboios dos 648 previstos até às 19h00 deste domingo
Fotografia Lusa

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 24 de abril de 2023, às 09:37

O número de ligações suprimidas representa 16,4% do total previsto.

A CP - Comboios de Portugal suprimiu 106 comboios, a maioria regionais, dos 648 programados para este domingo até às 19h00 devido a greves dos trabalhadores, segundo dados enviados pela empresa à Lusa. O número de ligações suprimidas representa 16,4% do total previsto para este domingo entre a meia noite e as 19h00.

A CP indica que dos 192 comboios regionais programados não se fizeram 53 ligações (27,6% do total). De acordo com o ponto de situação feito pela CP, nos urbanos de Lisboa estavam programados 256 e foram suprimidos 36 (14,1%). Nos urbanos do Porto, dos 127 programados foram anulados oito (6,3%) e nos urbanos de Coimbra estavam previstos 21 e não houve cancelamentos. Em relação aos comboios de longo curso, a situação foi diferente, uma vez que estavam previstos 52 e foram cancelados nove (17,3%).

Durante o mês de abril, estão em curso greves que abrangem vários períodos laborais de trabalhadores da CP e da Infraestruturas de Portugal (IP), paralisações que foram convocadas por uma plataforma de sindicatos. O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) também está em greve durante todo o mês de abril.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão “aumentos salariais efetivos”, a “valorização da carreira da tração” e a melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais e das condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor. É ainda reclamada uma “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”, um “efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes” e o “reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo”.