twitter

A hora muda este domingo. Que problemas é que isto nos traz?

A hora muda este domingo. Que problemas é que isto nos traz?
Fotografia Agê Barros/Unsplash

Publicado em 24 de março de 2023, às 17:49

Ou se deita mais cedo, ou vai perder uma hora de sono na noite de sábado para domingo. Mas que consequências é que estas trocas têm na nossa saúde?

A hora de Verão começa na madrugada de domingo. No dia 26 de março cumpre-se a tradição de voltar a ter mais luz solar ao fim do dia, numa altura em que os dias já estão visivelmente mais longos. Mas a Associação Portuguesa do Sono prefere a hora de Inverno.

Na noite de sábado para domingo, mais precisamente à 1h, o relógio deve ser adiantado para as 2h. A mudança acontece simultâneamente nos Açores, às 0h locais, permitindo que a diferença de fuso horário permaneça intocada. O horário de Inverno vai regressar a 29 de outubro.

A Associação Portuguesa do Sono (APS) defende a permanência, durante todo o ano, no horário de Inverno. Para fundamentar esta opinião, a APS cita estudos que demonstram que a mudança para o horário de verão tem diversos problemas a curto prazo: sono mais curto, pior desempenho no trabalho e na escola, uma maior frequência de acidentes cardio e cerebrovasculares e ainda mais acidentes de viação. 

Mas há vantagens em manter a hora de Inverno durante todo o ano? A APS argumenta com mais luz natural ao início da manhã, uma redução do risco de acidentes e a "provável" repercussão positiva para a economia. 

Outro argumento é que o horário de Inverno está mais alinhado com o ciclo natural "luz-escuro", o que significa "maior facilidade em adormecer e acordar" e "atenuação do jet lag social". Nas crianças e adolescentes, por exemplo, o facto de anoitecer mais tarde durante o horário de Verão pode dificultar o adormecimento e agravar a tendência para deitar mais tarde, o que por sua vez reduz o tempo de sono e leva a uma sobrecompensação quando há tempo livre – ao fim de semana, por norma.

Certo é que, mantendo o horário de Inverno durante todo o ano, o nascer do sol seria perto das 5h da manhã durante o Verão. Já manter o horário de Verão todo o ano arrastaria o nascer do sol para as 9h no Inverno.

Alguma vez vamos parar de trocar as voltas aos relógios?

A mudança da hora é regulada por uma diretiva europeia do ano 2000. Essa lei estipula que a hora de verão entra em vigor, todos os anos, no último domingo de março e que a hora de inverno tenha início, sempre, no último domingo de outubro.

Em março de 2019, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta da Comissão Europeia para acabar com a mudança de hora, assumindo a hora de inverno durante todo o ano. Isto sucedeu-se a uma proposta da Comissão Europeia nessa mesmo sentido, após um inquérito online em que cidadãos da União Europeia manifestaram essa vontade.

Porém, quatro anos passados, essa ideia parece ter perdido as pilhas, e os ponteiros políticos deixaram de se mexer em qualquer tipo de sentido.

A hora de Verão, na qual os relógios são adiantados uma hora no início da Primavera, foi introduzida pela primeira vez em 1916, no contexto da Primeira Guerra Mundial, quando a Alemanha queria reduzir o consumo de carvão para que pudesse ser utilizado nas fábricas de armas.

A prática foi abandonada na Europa após a Segunda Guerra Mundial, mas foi novamente implementada na década de 1970, devido à crise petrolífera. A intenção era reduzir a necessidade de luz artificial e, consequentemente, a utilização de energia. Agora, vários estudos mostram que os impactos negativos, nomeadamente na habituação das pessoas ao novo horário, são variados.